16 de Nov de 2018
 
Publicidade:
Tá Na Rua
 
Pafac
 
Santaluz
 
 
01/07/2018
 

Whatsapp, Messenger ou Telegram? Um raio-x dos apps de mensagens

 

O SMS está ultrapassado. Já há algum tempo, as tradicionais mensagens de texto oferecidas pelas operadoras de celular perderam espaço com a explosão dos aplicativos de mensagens instantâneas. São muitos disponíveis e cada um, claro, escolhe o que melhor atende suas necessidades. Mas a gente fez um raio-x dos três apps de mensagens gratuitas mais populares do momento para analisar suas peculiaridades. Provavelmente você já conhece algum ou todos eles, agora veja as principais diferenças entres o WhatsApp, Telegram e o Facebook Messenger.

Com um bilhão e 500 milhões de usuários mensais em todo o mundo, o WhatsApp é, sem dúvida, o mais popular dos três. Sua configuração incrivelmente fácil, sem a necessidade de criar conta ou coisa parecida - além de sincronizar automaticamente todos os contatos do seu telefone em uma experiência bastante fluida - conquistou o mundo. No WhatsApp é possível trocar mensagens de texto, áudio e vídeo, enviar fotos, documentos e outros anexos, compartilhar sua localização em tempo real e ainda fazer chamadas de voz e vídeo. O WhatsApp é constantemente atualizado e suas mensagens são totalmente criptografadas entre usuários.

O Messenger, do Facebook, é uma ferramenta própria rede social de Mark Zuckerberg. Seus contatos são os mesmos da rede. Mas o app adiciona alguns recursos interessantes em dispositivos móveis. Para quem já tem um perfil no Facebook, basta fazer o login e pronto - a ferramenta não requer qualquer configuração. No Messenger, o usuário pode, além de bater papo por texto, fazer também chamadas de voz e vídeo ou enviar mensagens multimídia. Uma função que muita gente curte no Messenger são as máscaras - filtros super divertidos que rastreiam seu rosto e podem ser usados tanto para enviar um vídeo ou uma foto como nas chamadas de vídeo. Recursos extras ainda dão suporte a GIF e compartilhamento de locais.

Se o Messenger não pode ser encarado como um real concorrente do WhatsApp, o Telegram, sim, é seu maior rival. O app é voltado principalmente para aqueles mais conscientes sobre segurança digital. O Telegram apresenta mensagens de bate-papo criptografadas. Um modo de chat seguro fornece criptografia de ponta a ponta para que somente você e seu destinatário possam ler a mensagem. É possível inclusive definir padrões para que as mensagens se auto-destrua depois de lida. O básico é similar: mensagens, fotos, vídeos, documentos…

Um diferencial do Telegram que atrai muitos usuários é a capacidade de adicionar até três contas separadas, com números de telefone individuais. Para quem quer separar as mensagens pessoais das do trabalho é uma facilidade interessante sem a necessidade de sair do aplicativo. O WhatsApp, por enquanto, não oferece várias contas em seu aplicativo. Por estar vinculado a um número de celular, cada usuário só pode associar sua conta a um número por vez. 

Nosso time online preparou uma lista de alguns recursos que ainda são exclusividade do Telegram como, por exemplo, os canais públicos para disseminação de mensagens, uma versão desktop independente do celular, um navegador nativo embarcado e, os bots - um recurso também muito explorado no Messenger do Facebook. Para conferir a lista completa em detalhes, separamos o link dessa matéria logo abaixo do vídeo.

E você? Qual dos três aplicativos você usa para se comunicar com trabalho e amigos? Ou usa os três. Aproveite e compartilhe sua experiência e outras peculiaridades dessas ferramentas tão presentes no nosso dia a a dia nos comentários.

 

Olhar Digital

 
 
 
Publicidade
A&B Consultoria
 
Prefeitura de Valente
 
Léo Confecções
 
 
 
 
 
© Informe Bahia 2013 - Todos os direitos reservados