Prefeitura de Valente aumenta locais de vacinação contra gripe

A Prefeitura Municipal de Valente, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início, nesta segunda-feira (23) ao cumprimento do calendário vacinal do Ministério da Saúde. A vacina contra a gripe que estava prevista para ser iniciada em abril foi antecipada a fim de proteger e minimizar o risco de contrair a doença entre os grupos prioritários, haja vista a iminência da pandemia do coronavírus, cujos sintomas, em sua maioria, são semelhantes aos da gripe comum.

Nesta primeira etapa, de 23/03 a 15/04, serão vacinados os idosos de 60 anos ou mais e os profissionais da saúde. Já na segunda etapa, de 16 de abril a 08 de maio será a vez dos professores das redes pública e privada, profissionais das forças de segurança e salvamentos, e crianças de 06 meses a menores de 06 anos. Bem como, esta etapa ainda estão incluídos os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, gestantes e puérperas.

Na última etapa, que será de 09 a 22 de maio, a vacina estará disponível para a população indígena, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência.

Visando evitar aglomeração nos locais de vacinação e atendendo as orientações das autoridades de saúde diante da pandemia do COVID-19, o coronavirus, a Secretaria Municipal de Saúde de Valente aumentou os locais de vacinação. Além do Centro de Saúde (em frente ao Fórum) e todas as Unidades de Saúde da Família, funcionará um posto de vacinação também no Colégio Estadual Wilson Lins.

Pelo cronograma estabelecido pela Vigilância Epidemiológica do município, no turno da manhã serão vacinados os idosos, e pela tarde os profissionais de saúde.

Os idosos serão vacinados nas USF, bem como, preferencialmente, no Colégio Wilson Lins e os mesmos não precisarão descer dos  carros. Os profissionais aplicarão a vacina com o paciente dentro do veículo, como forma de evitar aglomerações.

Fonte: Portal da PMV

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.