Tom Araújo externou pesar pela “Grande Perda”

Consternado com a notícia do falecimento de Elsimar Coutinho, o deputado Tom Araújo (DEM) expressou, em moção apresentada na Assembleia Legislativa, seu “pesar pela grande perda”. Ele externou “condolências à família enlutada” e rogou a Deus “para que possa levar a todos o conforto e a força para seguir em frente”. Solidarizou-se também com os amigos “e todo o segmento científico neste triste momento”.

Médico e cientista, Elsimar Metzker Coutinho foi vítima da Covid-19 e faleceu, aos 90 anos, nesta segunda-feira (17). “Homem de grande credibilidade e profissionalismo”, baiano nascido em Pojuca, na Região Metropolitana de Salvador, ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. “Sua trajetória de impressionante biografia o tornou referência em planejamento familiar no Brasil”, destacou Tom Araújo.

Profissional com mais de meio século de carreira, formou-se em Farmácia e Medicina pela Universidade Federal da Bahia. Estudou na Sorbonne, Universidade de Paris, ladeado pelo professor Claude Fromageot, diretor da Fundação Yves Rocher. “Entre sua ampla atuação e gama de pesquisas, foi precursor nas técnicas de desenvolvimento de anticoncepcionais femininos e na fabricação de implantes hormonais”, lembrou o democrata.

Suas atuações também abarcaram, em 1960, pesquisas sobre a progesterona e a ação preventiva no trabalho de parto. Revelou os primeiros testes dos anticoncepcionais injetáveis, “tornando-se um dos maiores especialista em reprodução e planejamento familiar do país. Sem dúvida, seus inúmeros trabalhos deixarão um grande legado às gerações futuras”, considerou o parlamentar.

Para Araújo, “a ausência de Dr. Elsimar Coutinho cria um enorme vazio, não só para a Ciência e para a Medicina, mas, sobretudo, para a família com a imensa e dolorosa perda, agora tendo que conviver com a falta do seu ente querido. Perdem, ainda, os amigos, a Bahia, o Brasil e o mundo, que também serão privados do talento e da convivência com o baiano Dr. Elsimar”.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.