Imprensa da região do sisal se reúne com a Delegada da Policia Civil da 15ª Coorpin/Serrinha

Na tarde desta sexta-feira (8), aconteceu uma coletiva de imprensa com a Delegada Maria Clécia Vasconcelos de Moraes Filho, nas dependências do Distrito Integrado de Segurança Pública – DISEP, em Serrinha – Ba.

Estiveram presentes representantes da imprensa falada e escrita de Serrinha e Conceição do Coité, em um bate papo descontraído onde foram abordados temas como violência contra a mulher, redução de homicídios entre outros.

Na oportunidade, a delegada Dra. Clécia mostrou a imprensa um comparativo de redução de mortes violentas na região nos períodos de janeiro à dezembro 2019/2020 (redução de 29%) e do segundo semestre – julho à dezembro 2019/2020 (redução de 22%). 

Além dessas informações, a delegada falou sobre o Prêmio por Desempenho Policial que a 15ª Coorpin recebeu . O PDP é uma política de valorização que tem como objetivo  estimular, reconhecer e valorizar o desempenho policial no combate ao crime.

“O prêmio por desempenho policial  é concedido pelo Governo do Estado as Coorpins que tenham reduzido CVLIS – Crimes Violentos Letais Intencionais, os chamados homicídios. Então, no primeiro semestre de 2020, a 15ª Coorpin foi contemplada, e no segundo semestre também atendeu a meta e iremos receber novamente o prêmio. Para mim é um bom resultado que a Coorpin/Serrinha apresenta”.

Ainda segundo a delegada, ocorrências de violência contra à mulher, correspondem  um total de 75% das ocorrências registradas na delegacia. 

“A violência contra a mulher é algo que me preocupa, me preocupa enquanto cidadã, enquanto mulher e enquanto delegada de polícia. Quiçá, como coordenadora dessa região. O número de registros de ocorrência  de violência contra a mulher é assustador na nossa região, e não estou me referindo apenas à Lei Maria da Penha, mas toda uma violência como estupros, abusos, importunação…  independente de ser doméstico, chega a 75%, esse é um número muito expressivo, é muito alto. Enquanto o policial está atendendo a uma ocorrência de violência doméstica, ele tá deixando de atender outras ocorrências.  O  volume é muito grande e nós não temos nenhuma delegacia especializada e há outros crimes que precisam ser investigados como homicídios, tráfico…  e a violência doméstica, a violência contra a mulher é um delito muito peculiar, é um delito muito específico que precisa de um tratamento diferenciado.  Então, é preciso chamar atenção da imprensa, da sociedade civil, que violência contra a mulher não é mimimi, é uma coisa muito séria que precisa ser combatida”, ressaltou Dra. Clécia.

Via Ailton Pimentel

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.