12ª Conferência de Assistência Social é realizada em Valente

A Prefeitura de Valente, através da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, realizou a 12ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social.

A abertura oficial aconteceu nesta quinta-feira (19) e contou com a presença do Prefeito Ubaldino Amaral, Vice-prefeito Zé de Zeli, Secretária de Assistência Social, Mabel Amaral, Secretário de Saúde, Arnaldo Amaral, Presidente da Câmara de Vereadores, Guto da Saúde, Presidente do Conselho de Assistência Social, Antônio Alberto e demais Conselheiros, bem como técnicos dos órgãos que atuam no âmbito da assistência social municipal. Para evitar aglomeração à referida solenidade foi de forma híbrida, todos os protocolos para evitar o contágio com o novo coronavírus foram obedecidos.

Na transmissão houve interprete traduzindo para a língua brasileira de sinais (libras).

Durante sua fala, a Secretária Mabel Amaral falou da importância das politicas públicas para Assistência Social no município, principalmente neste tempo de pandemia, onde muitas pessoas têm passado por situações de vulnerabilidade social, ressaltando, ainda, a relevância da conferência para ouvir propostas que contribuem para aperfeiçoar ainda mais tais politicas públicas.

O Prefeito Ubaldino Amaral externou, em seu pronunciamento, o seu reconhecimento da importância da Assistência Social para as pessoas que mais precisam. Enfatizou que, durante sua vida pública, sempre deu atenção especial aos menos favorecidos, sempre lutando pela conquista de politicas públicas para o fortalecimento do social no município.

Logo após a solenidade de abertura, foi feita a leitura do regimento interno da conferência, que foi aprovado pelos delegados, em seguida, foi iniciada a palestra proferida por Juliana dos Santos Pinheiro, Assistente Social, Especialista em Gestão do SUAS, Saúde Mental, Saúde da Família/Sanitarista, onde discorreu sobre as politicas públicas de assistência social, atual situação do Brasil neste contexto e os desafios enfrentados pelos municípios para atender à demanda que tem aumentado em virtude do período pandêmico e, na contramão, houve a redução dos recursos.

Já nesta sexta-feira (20), segundo dia do evento, a Secretaria Mabel iniciou os trabalhos prestando informações sobre os atendimentos da sua pasta neste ano. Logo em seguida os participantes se dividiram em 05 grupos para discussão e elaboração de propostas que serão levadas para a Conferência Estadual de Assistência Social.

O Secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza de Salvador, Kiki Bispo participou do encerramento do evento. Durante sua participação houve um debate com trocas de experiências com a gestão assistencial do município de valente.

Finalizando, foi realizada a escolha dos conselheiros que representarão o município de Valente, na conferência estadual.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.