Audiência Pública é realizada para debater incidência de suicídio em Valente

Foi realizada na tarde desta terça-feira (28) na sala de sessões da Câmara de Vereadores de Valente uma Audiência Pública para discussão acerca da elevada incidência de casos de suicídio no município de Valente.

Durante as discussões foram dialogadas tal situação, onde a Coordenadora de Saúde Mental, Marília Oliveira, explanou a atual situação de Valente, relatando registros mensais médios de 80 novos casos de tentativas de suicídios, dados preocupantes que vem sendo trabalhado pela Prefeitura de Valente através da Secretaria de Saúde por meio do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS com estratégias, como a campanha “Valente a Favor da Vida”, que visa conscientizar as pessoas para não terem o suicídio como a saída de um problema, bem como acompanhamento de pessoas com transtornos mentais. Durante as discussões, diversas propostas foram levantadas e que serão debatidas pela gestão municipal com o intuito de torna-las realidade.

Idealizado pelo CAPS juntamente com a Comissão de Educação e Saúde daquela casa legislativa, o evento que faz parte da programação do Setembro Amarelo, reuniu, além de Marília Oliveira, o Secretário de Saúde Arnaldo Amaral, Secretária de Assistência Social, Mabel Amaral, Presidente da Câmara, Ver. Guto da Saúde, Presidente da Comissão de Educação e Saúde, Ver. Vado do Hospital, Vereadores Tatau da Saúde, Genilton de Teroza, Romilson Cedraz, Guiu da Valilândia, Reizinho da Lagoinha e Gabi Gás, a Psiquiatra que atende no CAPS, Drª Ivone Gomes, equipe do CAPS, CREAS, CRAS, Conselho Tutelar e da Secretaria de Educação, que atuam em rede com atendimento psicológico, e, pessoas da sociedade civil que também marcaram presença.

Durante o ato, a Psiquiatra Drª Ivone Gomes palestrou referente ao tema, trazendo informações importantes sobre problemas psicológicos, sua gravidade e a necessidade do apoio de todos para evitar que uma tragédia aconteça.

O Secretário de Saúde Arnaldo Amaral, durante sua fala, parabenizou a todos pela ação, e colocou-se a inteira disposição para já a partir do outro dia começar a discutir as propostas lá levantadas.

Departamento de Comunicação

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.