E-mail do FBI é invadido e envia milhares de alertas falsos

Imagem: Shutterstock

Invasores conseguiram acesso a um servidor de e-mail do Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI) e enviaram mensagens contendo um falso alerta de ataque cibernético para milhares de pessoas. A violação do sistema foi confirmada pelo próprio órgão, no sábado (13).

Descoberto pela SpamHaus, uma organização sem fins lucrativos especializada em segurança cibernética, o incidente envolveu o envio de e-mails de advertência fraudulentos, avisando aos destinatários que seus sistemas estavam em risco. A mensagem também afirmava que o recebedor era alvo de um ataque em cadeia “sofisticado”.

No alerta, originado de um endereço de e-mail legítimo do FBI (@ic.fbi.gov), o remetente afirmava que o ataque teria sido realizado pelo pesquisador de segurança Vinny Troia. Além disso, o texto dizia que o especialista era ligado ao grupo The Dark Overlord, famoso pela prática de extorsão de pessoas e empresas (Netflix e Disney já foram alvos da organização).

Em seu perfil no Twitter, Troia negou as acusações e insinuou que o ciberataque ao FBI teria ligação com um perfil na rede social denominado “Pompompurin”. Segundo o pesquisador Marcus Hutchins, da Kryptos Logic, Troia se tornou alvo de uma campanha difamatória na internet após escrever um livro revelando segredos do The Dark Overlord.

*TecMundo

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.