Tecnologia 5G chega em mais três capitais brasileiras

Foto: Reprodução/Twitter

Do dia 16 de agosto de 2022, terça-feira, em diante, a tecnologia 5G passa a estar presente em mais 3 capitais no Brasil. As cidades contempladas são essas: Curitiba (PR), Salvador (BA) e Goiânia (GO). A Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, liberou o sinal da nova tecnologia hoje. Nesse momento já são oito cidades no país com acesso a rede 5G, sendo além das três descritas acima, Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa.

Entretanto, por conta da infraestrutura, a aplicação da tecnologia nessas novas capitais, segue o modelo das anteriores, não terá cobertura na cidade inteira. Curitiba aciona o 5G com um total de 316 antes, Salvador tem 139 e Goiânia 100. A Anatel estabeleceu através de seu cronograma, que as operadoras devem colocar pelo menos uma estação para cada 100 mil habitantes.

A data final para que todas as capitais tenham recebido a tecnologia 5G é setembro deste ano, após uma prorrogação realizada pelo governo federal. Após chegar as capitais, de forma gradual, o 5G deve ser implementado pelas outras cidades do brasil, com prazo estimado de 2029, começando pelas cidades de maior porte e adentrando depois pelas menores.

Segundo José Ronaldo Rocha, sócio da EY, a implantação da tecnologia vai além da infraestrutura e instalação das antenas, mas também deve criar uma maior distribuição dos aparelhos que suportam o sinal.

Até este momento, apenas 100 aparelhos são homologados pela Anatel com suporte ao 5G. Como as operadoras precisam que o mercado consumidor se coloque em um plano mais vantajoso e veloz de conexão, para custear também os investimentos, é interessante que elas criem promoções atrativas de aparelhos que permitam o acesso ao sinal. Desse modo, a tendência é que, a partir de uma maior expansão, o consumo da tecnologia e seus aparelhos também cresça em proporção.

*Lorena R7

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.