Nasa identifica impacto de meteoritos em Marte

Imagem projetada de Marte | Foto: Reprodução

A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) identificou, por meio da sonda Lander Insight, o impacto de meteoritos em Marte. A descoberta foi anunciada em um novo estudo, liderado pelo cientista Raphael Garcia, da Universidade de Toulouse, na França. Os pesquisadores mapearam quatro impactos de rochas espaciais no planeta vermelho.

A descoberta mostra que a sonda da Nasa está em uma posição privilegiada para detectar as vibrações de meteoros que explodem na atmosfera marciana. O Lander Insight pousou em Marte em 2018. De lá para cá, o equipamento mostrou que o planeta é geologicamente mais ativo do que se imaginava.

Os impactos foram identificados entre maio de 2020 e setembro de 2021, em um raio de 300 quilômetros do Lander Insight. As informações captadas pela sonda permitiram aos cientistas determinar as regiões onde os impactos aconteceram.

Quando rochas espaciais de grandes dimensões entram na atmosfera de um planeta, acabam por gerar ondas de choque. O meteoro também gera ondas de choque durante a queda. A depender do tamanho, grandes partes da rocha caem no solo — o que provoca a formação de outras ondas de choque.

*Revista Oeste

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.