Nave da NASA bate em asteroide para desviá-lo em teste bem sucedido

Imagem: NASA/Johns Hopkins APL/Steve Gribben

Na noite desta segunda-feira (26) uma nave da NASA bateu em um asteroide em uma tentativa de mudar sua rota. O teste, Parte da missão DART (Double Asteroid Redirection Test, ou teste de redirecionamento de asteroide duplo) aconteceu por volta de 20h20 (horário de Brasília), e foi considerado bem-sucedido.  Os resultados detalhados devem estar disponíveis em breve.

O impacto foi realizado contra o asteroide Dimorphos, de 160 metros de diâmetro. Junto do asteroide Didymos (de 780 metros de diâmetro), Dimorphos compõe um sistema dupplo de asteroides.

O evento aconteceu em uma localização no espaço há mais de 17 milhões de quilômetros da Terra, e foi transmitida ao vivo (com 38 segundos de atraso nas imagens) pela NASA. A velocidade da colisão foi de mais de 24 mil km/h, segundo a NASA.

Agora, uma equipe de cientistas vai investigar como o impacto mudou a trajetória do asteroide dentro desse sistema de asteroides. Assim, será possível saber se esse tipo de missão “suicida” pode salvar a Terra no futuro, caso algum grande asteroide entre em rota de colisão com o planeta.  

*TecMundo