Ligação clandestina abastecia uma das principais padarias de Conceição do Coité

A equipe da Embasa se surpreendeu há cerca de um mês atrás durante o trabalho de investigação sobre a existência de ligações irregulares de água – os famosos “gatos” – no município de Conceição do Coité. Uma das maiores padarias da cidade foi flagrada consumindo água de maneira clandestina através de uma fraude conhecida como bypass, quando é feito um desvio do fluxo de água da rede da Embasa antes dela passar pelo hidrômetro do imóvel para não ter que pagar pelo abastecimento.

A fraude também abastecia um imóvel residencial, vizinho à padaria, como informou o gerente da Embasa em Coité, Vagner Mota. “A estimativa é que, em 24 meses, tenham sido consumidos mais de 600 mil litros de água através do gato”, explica ele. A equipe da Embasa retirou a fraude e, após o pagamento de uma multa de mais de R$ 3,7 mil pelo proprietário dos imóveis, a ligação de água foi reativada.

Pessoas que fazem “gato” colocam em risco toda a vizinhança. Além do risco de contaminar a água da rede de abastecimento no momento em que a ligação clandestina é feita, o gato pode dificultar e prejudicar o abastecimento dos vizinhos. “Quem usa água através de uma ligação clandestina acaba consumindo muito e sem controle, reduzindo o volume que deveria ser distribuído para os moradores que têm ligação regular e pagam suas contas de água em dia”, argumenta a gerente comercial da Embasa, Salen Brito.

Somente no ano passado, foram encontradas mais de 520 fraudes no consumo de água em Conceição do Coité. Com a atuação das equipes de combate às ligações clandestinas, a Embasa conseguiu recuperar um volume de cerca de 56 milhões de litros de água. Essa água, que antes estava sendo consumida de forma irregular, agora está reforçando o abastecimento em mais de nove mil imóveis na cidade.

Furto de água é crime – De acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, a prática de furto de água é considerada crime contra o patrimônio. Para este tipo de crime, a pena prevista na lei é prisão de um a quatro anos, além de multa. Ligações clandestinas de água podem ser denunciadas pela população, de maneira anônima, pelo telefone 0800 0555 195.

Ascom da Embasa

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.