Luciano Araújo reivindica escola de tempo integral em Valente

Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

O deputado Luciano Araújo (SD) recomendou ao governador Jerônimo Rodrigues a construção de uma escola em tempo integral no município de Valente. A indicação foi protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), como prevê o Regimento Interno da Casa. Segundo a proposição, a unidade de ensino deverá estar em conformidade com o novo padrão construtivo do Governo do Estado, com salas de aula com suporte audiovisual, biblioteca, teatro/auditório, piscina semiolímpica com vestiário, quadra poliesportiva coberta, laboratórios científicos interdisciplinares, refeitório etc, com o objetivo de aperfeiçoar ainda mais o processo de aprendizagem.

O parlamentar argumenta que o direito à educação faz parte de um complexo de direitos chamados de Direitos Sociais, que tem como objetivo preservar o valor da igualdade entre as pessoas. Como fundamento, o legislador menciona a Constituição Federal, em seu Art. 205, que reconhece a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, devendo ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

“Com a efetivação do dever do Estado e colaboração da sociedade, a escola constrói o repertório intelectual e acadêmico no âmbito cognitivo, ensina a conviver em sociedade e molda as experiências emocionais. Este ambiente é essencial para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, pois através dele é possível trabalhar a empatia e o vínculo com outras pessoas”, afirmou.

Além disso, segundo o deputado, a estrutura da escola de tempo integral permite acolher um estudante em permanência de sete a nove horas, realizando as atividades regulares e extras como teatro, arte e áreas abertas.

Por AscomALBA

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.