Meta mostra integração de postagens no Threads

Imagem: Iryna Budanova/Shutterstock

O Threads está chegando ao fediverso (publicação de um mesmo conteúdo em diversas plataformas ao mesmo tempo), e a Meta mostrou, pela primeira vez, como isso vai funcionar na rede social.

A breve demonstração aconteceu no FediForum, nesta terça (19), por Peter Cottle, da Meta. Segundo o The Verge, a integração permitirá aos usuários o compartilhamento de postagens em várias plataformas via Threads e alcançar vários públicos ao mesmo tempo.

Confira, abaixo, um vídeo demonstrativo do recurso compartilhado pelo FediForum com o The Verge:

Threads no fediverso

  • Como é visto no vídeo, Cottle navega até as configurações de sua conta do Threads e ativa a opção “compartilhamento fediverso”;
  • Surge um pop-up explicando do que se trata o fediverso e isenções de responsabilidade da Meta;
  • A empresa de Mark Zuckerberg observou que, para utilizar o recurso, o usuário precisa ter um perfil público;
  • Os usuários que participam do teste alfa não podem ver respostas às suas postagens; somente as curtidas recebidas;
  • Cottle indicou que a Meta está trabalhando “muito duro” para mudar essa situação.

A Meta indicou ainda que o Threads não pode “garantir” que uma postagem será excluída em plataformas vinculadas se um usuário decidir removê-la do Threads. Ou seja, a postagem pode seguir visível, por exemplo, no Mastodon, mesmo se ela for excluída da rede social da Meta.

“Acho que esta é desvantagem do protocolo que usamos hoje, mas acho importante que as pessoas saibam que, se você postar algo e outro servidor obtiver uma cópia, não poderemos necessariamente aplicá-lo.”

Peter Cottle, da Meta

Uma vez que o fediverso estiver habilitado, os usuários poderão postar em outros serviços interoperados pelo ActivityPub. Cottle afirma que o Threads “esperará cinco minutos” antes de enviar postagens ao fediverso, tempo esse no qual os usuários poderão editar ou excluir as postagens.

Caso um usuário do Threads possuir o recurso habilitado, os perfis exibirão ícone de “pílula”, cujo demais usuários podem clicar para copiar seus nomes de usuário no fediverso.

“Sei que há muito ceticismo sobre a entrada da Meta no fediverso – é completamente compreensível. Quero deixar claro que acho que todos na equipe têm boas intenções. Nós realmente queremos ser bom membro da comunidade e dar às pessoas a capacidade de experimentar o que é o fediverso.”

Peter Cottle, da Meta

No ano passado, a plataforma da Meta chegou a testar integração ao ActivityPub, além de que Adam Mosseri, diretor do Instagram, sugeriu, em dezembro, que os planos do Threads para o fediverso poderiam levar “boa parte de um ano” para dar certo.

No começo de março, a rede social rival do X deu a Evan Prodromou, um dos criadores do ActivityPub, a possibilidade de postar no Threads e no Mastodon. O Threads também quer permitir que os usuários sigam contas do fediverso de outras plataformas, além de permitir que outros criadores levem seus seguidores consigo para as demais redes.

*Olhar Digital

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.