Siri 2.0? Apple desenvolve IA melhor que ChatGPT, diz artigo

Imagem: Tada Images/Shutterstock

Quando o assunto é plataforma com inteligência artificial (IA), as mais em alta no momento são: ChatGPT (OpenAI), Copilot (“ChatGPT da Microsoft”) e Gemini (Google). A Siri, IA da Apple, está fora deste pódio. Pelo menos, por ora. É que pesquisadores da Apple propõem uma evolução que pode deixar a Siri, digamos, mais esperta. E útil.

No paper ReALM: Reference Resolution As Language Modeling, os pesquisadores da big tech descrevem um sistema de IA capaz de considerar o contexto das atividades do usuário para melhorar suas respostas. Capacidade com muito potencial para uma assistente virtual embutida em celulares e tablets, como é o caso da Siri.

Siri mais inteligente?

O sistema proposto visa aprimorar a capacidade da Siri de compreender o contexto das solicitações dos usuários, considerando elementos como imagens em tela, músicas tocando e alarmes ativos. Esse entendimento contextual poderia melhorar significativamente o desempenho da IA da Apple.

Os pesquisadores da Apple afirmam que sua IA pode superar o GPT-4 – o ChatGPT “mais inteligente”, disponível apenas para assinantes – em tarefas específicas de resolução de referência. Isso pode significar um baita avanço para a Siri. Também indica que a assistente virtual pode se equiparar ou até superar as capacidades do ChatGPT em determinadas áreas.

Além de empenhada na busca por parcerias, a Apple parece se debruçar no desenvolvimento de uma geração avançada de IA. Geração essa que pode ser destaque no anúncio do iOS 18, novo sistema operacional para iPhones, na WWDC 2024, conferência voltada para desenvolvedores na qual a empresa costuma trazer novidades relacionadas a software. As expectativas para exibição dos avanços da empresa em IA no evento estão altas.

Também é importante ressaltar que a Apple não é a única que trabalha para melhorar a IA da sua assistente virtual. A Samsung tem aprimorado o Bixby com capacidades de IA generativa. Isso sinaliza que uma nova corrida vem por aí: a de assistentes virtuais realmente inteligentes e realmente úteis, tanto para quem tem iPhone quanto celular Android.

*Olhar Digital

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.