CDL divulga nota de esclarecimento sobre fechamento do comércio de Coité
A Câmara de Dirigentes Lojista de Conceição do Coité vem por meio desta prestar contas, sobretudo aos nossos associados, no que se refere aos Decretos Municipais ligados ao nosso setor:
No dia 20 de março, fomos procurados pelo Poder Público via Secretaria de Indústria e Comércio, e agendamos uma reunião que aconteceria dia 21/03 às 14h na sede da CDL. Porém, na manhã do sábado, dia da referida reunião, um áudio circulou pelas redes sociais afirmando que a Prefeitura já havia decidido pelo fechamento do comércio, até dia 06/04 por Decreto nº 2673. Dessa forma, a reunião perdeu seu efeito, pois entendemos que a comunicação oficial já não havia mais necessidade de acontecer, já que a decisão se tornara pública.
Também, por medida de segurança chegamos ao consenso sobre tal cancelamento, e desde então passamos a ter contato com um membro do Centro de Gerenciamento de Crise da Prefeitura; Salientamos que com a reunião agendada, e já prevendo a Pauta, tomamos a liberdade de efetuar junto aos nossos associados uma pesquisa sobre o fechamento do comércio, em que a maioria achava pertinente a suposta alternativa.
No dia 01/04 foi publicado o Decreto nº2780 com medidas mais extremas, como o toque de recolher das 20:00 às 05:00 que impossibilitou até entrega de comidas a domicílio após as 20h; Antes do vencimento do Decreto nº 2673, de 21/03, realizamos nova pesquisa com nossos associados, na qual constava várias opções de flexibilização da reabertura do comércio, como por exemplo, funcionamento em turnões, turnos alternados, dias alternados, porém a maioria opinou para a reabertura normal do comércio. O resultado foi encaminhado para o Centro de Gerenciamento como forma de cobrança da C.D.L., representando o desejo da maioria, mas sem sucesso.
Dia 06/04 foi publicado com um novo Decreto nº2682, estendendo o fechamento do comércio até o dia 13/04;Nos dias 10 e 12 de abril, plena Sexta Feira Santa e Domingo de Páscoa foram agendadas reuniões com o Prefeito Municipal, inclusive a segunda delas como sugestão do Gestor, onde levamos novamente, todas as demandas do Comércio, novamente porque durantes esse dias todos foram mantidos vários contato telefônicos e por Whatsapp, onde toda e qualquer demanda de nossos associados foram repassadas para o Centro de Gerenciamento, muito embora, não sendo o desejo da maioria.
Solicitamos então, que pelo menos fosse liberado para o Comércio o sistema Delivery, que evitaria a tão combatida aglomeração, como vimos em alguns serviços essenciais, para que o comércio com seus trabalhadores pudesse, aos poucos, voltar para o mínimo de sustento e dignidade, e porque não dizer saudável? Que é a realização de uma atividade profissional;
Infelizmente, diante do Decreto atual de 13/04 foi mostrado que sempre fomos escutados, mas nunca ouvidos.
Entretanto, muitos que nunca nem sequer sabiam da existência da Câmara de Dirigentes Lojista passaram a dar uma importância desproporcional a Instituição, que não tem o poder de decidir por todo na Cidade, essa atribuição cabe aos governantes mesmo! Portanto muitos destes, foram injustos com nossa Diretoria, que é formada por pais e mães de famílias, e comerciantes também, dignos e honrados, que nunca faltaram com a verdade para com a sociedade, nem deixaram de lutar por dias melhores para o comércio local, sobretudo nessa crise, pois foram diversas as tratativas com o Centro, inclusive algumas vezes de forma ríspida, e que também estão sofrendo as mesmas consequências da paralização de suas atividades.
Continuaremos na luta agora também com o envolvimento da Federação Estadual, onde esperamos termos o mínimo de voz.
Conceição do Coité, 16 de abril de 2020
Diretoria Executiva CDL Coité
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.