Ex prefeito Ubaldino Amaral parabeniza Valente pelos seus 62 anos de emancipação

O ex-prefeito Ubaldino Amaral, usou as redes sociais (Facebook) nesta quarta-feira (12) para parabenizar o município de Valente (BA), pelos seus 62 anos de emancipação política. Ubaldino Amaral foi gestor do município entre os anos de 2005 até 1012, o mesmo já foi vereador do município.

A cidade, no começo do século XX, era uma imensa fazenda de gado. A origem do nome “Valente” deu-se por causa de um boi que desgarrou-se do rebanho e morreu afogado ao cair dentro de uma cacimba, que passou a ser chamada de Caldeirão do Boi Valente. Assim, mudaram o nome da fazenda para “Boi Valente”, e em 12 de agosto de 1958, quando o povoado, pertencente a Conceição do Coite, virou cidade, foi abreviado para “Valente”. O “Caldeirão do Boi Valente” ainda resiste ao tempo, e está localizado numa propriedade particular, próxima ao centro da cidade. Atualmente, no calçadão, no centro da cidade, a história está resumida em uma pedra. No local encontra-se o primeiro imóvel comercial construído na cidade, quando ainda era vila.

Valente é um município brasileiro, que fica localizado no estado da Bahia, mais precisamente no nordeste do estado. Segundo as estimativas do IBGE, em 2019, o município tem 31455 habitantes, numa área territorial de 394,876 Km². Sua altitude é de 358 metros em relação ao nível do mar, tendo sua sede à 238 km da capital. Valente está localizado no território do sisal, a qual é conhecida como “a capital do sisal”. A área do município se divide sobre duas bacias hidrográficas, do Jacuípe e Paraguaçu.

Redação IB

Assista o pronunciamento de Ubaldino Amaral

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.