Rui Costa promete concluir mudanças no secretariado nas próximas duas semanas
Com baixas recentes e outras saídas já previstas no secretariado baiano, o governador Rui Costa (PT) afirmou que as substituições ocorrerão imediatamente e prometeu concluir a movimentação nas próximas duas semanas. O gestor estadual se esquivou de perguntas sobre indicações partidárias para os cargos em aberto e vai deixar as revelações para o Diário Oficial do Estado (DOE). A fala do governador foi durante uma visita às obras de implantação do Tramo 3 da Linha 1 do Metrô de Salvador, que liga Pirajá a Água Claras/Cajazeiras, e da construção da nova Rodoviária, na manhã desta terça-feira (29).
Entre as secretarias que devem passar por mudanças estão as de Educação (SEC), Desenvolvimento Econômico (SDE), Desenvolvimento Rural (SDR) e Planejamento (Seplan). No caso da SEC, o atual titular é Jerônimo Rodrigues (PT), pré-candidato ao governo da Bahia e que precisará se desincompatibilizar para a disputa. Já a SDE e a Seplan sofreram baixas após o rompimento do Progressistas com o governo, e Nelson Leal (PP) e João Leão (PP) entregaram os cargos. A SDR, que tem Josias Gomes (PT) como titular, também receberá um novo quadro. Josias é deputado federal e vai buscar a reeleição à Câmara dos Deputados.
Outra pasta que pode entrar no pacote de substituições é a de Administração Penitenciária e Ressocialização, onde o deputado federal Marcelo Nilo (PSB) tinha ampla influência. Em fevereiro, o então titular Nestor Duarte Neto, que é aliado de Nilo, entregou o cargo após o parlamentar romper com o grupo de Rui Costa. Nestor foi titular da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização por quase 11 anos, entre maio de 2011 e fevereiro de 2022.
*Bahia Notícias
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.