Entenda como o julgamento de Sport x Vasco afeta a disputa pelo acesso

Foto: Rafael Bandeira / SCR

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai julgar na próxima quinta-feira (3) o Sport pelos incidentes ocorridos na partida contra o Vasco, pela 35ª rodada da Série B. O desfecho do julgamento pode afetar a disputa pelo acesso à Série A, onde duas vagas estão em jogo. No momento, o Bahia é terceiro colocado com 59, à frente do Cruzmaltino com a mesma pontuação. Com dois a menos, o Ituano é o quinto, enquanto o Leão pernambucano é o sexto com 56.

A partida entre Sport e Vasco aconteceu no dia 16 de outubro, na Ilha do Retiro, e terminou em 1 a 1. Após o gol de empate do time carioca nos acréscimos, alguns torcedores do Rubro-Negro pernambucano inavadiram o gramado e o jogo não foi retomado. Com isso, a equipe de Recife será julgada pelo STJD e pode ser punida com a perda do ponto conquistado, sem chance nenhuma de brigar na última rodada para retornar à elite do futebol brasileiro. Já o Cruzmaltino seria declarado vencedor, ganhando mais dois pontos chegando aos 61, o que garantiria o acesso antes do jogo de encerramento.

Caso o Vasco receba os pontos, restaria apenas uma vaga disputada por Bahia e Ituano. No domingo (6), às 18h30, o Tricolor visita o CRB, no Rei Pelé, enquanto o time paulista recebe o Cruzmaltino, no Novelli Júnior. A equipe baiana seguiria dependendo apenas de um triunfo para voltar à elite, enquanto o empate obriga a agremiação de Itu a golear por quatro gols de diferença. No mesmo dia e horário, o Sport enfrenta o Vila Nova, no Oba. O Rubro-Negro de Recife tem apenas 0,04% de chance, segundo os cálculos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais.

Se o resultado do julgamento não mexer na tabela de classificação, o vencedor do jogo Ituano x Vasco ficaria com uma das vagas de acesso, enquanto o empate contra o CRB colocaria o Bahia de volta à Série A. Caso seja derrotado pelo Galo alagoano, o Tricolor precisará torcer para a partida em Itu ter um ganhador.

SPORT PEDE ADIAMENTO DO JULGAMENTO

O departamento jurídico do Sport deu entrada com um recurso no STJD pedindo o adiamento do julgamento, marcado para quinta (3). O  clube pernambucano alega que a possível perda de ponto influencia diretamente na disputa pelo acesso à Série A.

Por causa da invasão de torcedores, o Sport foi denunciado em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (artigos 205, 211 e 213) e também nos artigos 19 e 20 do Regulamento Geral de Competições da CBF. A punição vai desde a perda de mando de campo, sendo de um a dez, multa que varia entre R$ 100 a R$ 100 mil, além da perda do ponto conquistado na partida, que terminou empatada em 1 a 1.

*Bahia Notícias

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.