CBF extingue classificação via ranking de clubes para a Copa do Brasil; medida valerá a partir de 2024

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mudou o regulamento da Copa do Brasil. Nesta segunda-feira (26), a entidade apresentou uma novidade que vai vigorar a partir de 2024: a classificação para a competição não será mais por meio do ranking nacional de clubes.  

A medida está presente no Artigo 41 do regulamento da Copa do Brasil de 2023. A fórmula nova prevê 12 vagas para os clubes classificados para a Libertadores do próximo ano, campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série B e equipes complementares oriundas da Série A, respeitando a ordem de classificação – caso seja necessário. 

As outras 80 vagas ficarão reservadas para os clubes classificados por meio das competições estaduais de 2023. Atualmente, 10 dessas 80 são dadas de acordo com o Ranking Nacional de Clubes. A mudança já era prevista para 2021, mas, em virtude da pandemia de Covid-19, teve de ser congelada.  

Cada federação estadual terá direito a um determinado número de vagas de acordo com o Ranking Nacional de Federações (RNF) de 2024, que será divulgado em dezembro do próximo ano. A divisão se dará da seguinte forma:  

– 1º e 2º no RNF: 6 vagas
– 3º a 5º no RNF: 5 vagas 
– 6º a 14º no RNF: 3 vagas 
– 15º a 27º no RNF: 2 vagas 

A Federação Bahiana de Futebol (FBF), por exemplo, atualmente está na 9ª colocação. Caso isso se mantenha no próximo ano, os três melhores clubes do Campeonato Baiano terão direito a três vagas, excluídas as equipes que já fizerem parte do primeiro critério.  

A medida fortalece os estaduais e inibe, por exemplo, a utilização de equipes alternativas pelos clubes nesses torneios. 

REGULAMENTO 2023 

Para 2023, a Copa do Brasil seguirá fórmula semelhante ao que se viu em 2022. A competição tem previsão para começar no dia 22 de fevereiro, com 92 clubes de todas as regiões do país.  

O regulamento do próximo ano ainda prevê 10 vagas para classificados via Ranking Nacional de Clubes de 2023. 

Na primeira fase, 80 clubes disputam a classificação em jogos únicos para a segunda fase, que seguirá o mesmo formato de disputa. Os jogos de ida e volta começam a partir da terceira fase da competição.

Os confrontos desde a primeira fase até a final serão definidos por meio de sorteio onde todos os clubes poderão se enfrentar. Cinco baianos participarão: Bahia, Vitória, Atlético-BA, Jacuipense e Bahia de Feira. A dupla Ba-Vi, por exemplo, se classificou via ranking. 

*Bahia Notícias

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.