Menos barulho nas obras? Escavadeira elétrica é apresentada na CES 2023
O segmento de veículos elétricos vai muito além dos automóveis mais convencionais. A John Deere, a maior empresa do mundo quando o assunto são veículos agrícolas, escolheu a CES 2023 para apresentar a sua escavadeira totalmente elétrica.
A novidade se chama 145 X-Tier e promete reduzir os custos de manutenção e operação das construtoras. Com menos partes móveis, a chance de defeito também é menor em veículos elétricos.
Segundo a empresa, a novidade não sacrifica potência ou desempenho.
Por ora, a fabricante ainda não revelou mais detalhes neste sentido, nem sobre autonomia.
Além de não emitir gases, a John Deere garante ainda que o modelo é muito mais silencioso, gerando menos desconforto nos arredores dos canteiros de obras.
Por enquanto ainda não há uma data de lançamento prevista. O anúncio ocorre justamente quando gigantes do segmento, como a Caterpillar, começam a ofertar mais equipamentos elétricos e até autônomos.
Sistema de fertilizante baseado em robótica
A empresa também anunciou o ExactShot na feira de tecnologia, um novo sistema para aplicação de fertilizantes que promete melhorar a eficiência e sustentabilidade no campo. A ideia é que a ferramenta ajude no trabalho dos agricultores por meio de sensores que identificam onde as sementes são plantadas, pulverizando a quantidade exata de fertilizante em áreas muito mais restritas.
John May, o CEO da John Deere, acredita que o sistema pode reduzir sozinho o uso de mais de 352 milhões de litros de fertilizantes por ano.“Você pode pensar neles como robôs que executam trabalhos com precisão”, disse.
“A produção de alimentos é onde a tecnologia está realmente provando sua relevância e fazendo a diferença. Você não encontrará duas indústrias que tenham um impacto maior em nosso mundo e do que a agricultura e a construção”, disse o executivo no evento.
*Olhar Digital
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.