Faltando 500 dias para a próxima campanha eleitoral, Marqueteiro Ramires Mota relembra suas 12 vitórias

Para Ramires, a forma de fazer política mudou e requer cuidado por parte de quem vai concorrer em 2024, segundo ele, a reeleição tende ser mais difícil e a sucessão ainda mais incerta.

Faltando pouco mais 500 dias para a próxima campanha eleitoral, o Master Class Ramires Mota, empresário e estrategista em Mídia Institucional, já se prepara para executar estratégias voltadas ao fortalecimento de imagem de prefeitos e vereadores e futuros candidatos. O termo Master Class se dá pela sua participação numa imersão sobre campanha eleitoral, realizada na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) em São Paulo, no ano de 2020.

Com a marca de 12 campanhas vitoriosas, as duas últimas para a Assembleia Legislativa da Bahia, com a vitórias de Marcinho Oliveira – UB, com 104.969 votos e o 4º mais votado da Bahia, e Luciano Araujo – SD, presidente estadual do Solidariedade.

Aquele menino, que desde os dez anos atua no segmento da publicidade, quando falava numa caixa de som, na loja de R$ 1,99, cresceu e conquistou uma posição de importância na política regional, tendo atuado em 18 campanhas para vereador, prefeitos e deputados. Sua história com a política nasceu quando ainda tinha 17 anos e foi o locutor oficial da campanha de Éwerton Rios, Vertinho, no ano de 2004.

Sua marca soma quatro campanhas para vereador, inclusive a de Marquinhos de Renato, o mais votado da história de Coité, Dr. Fagner, também de Coité e Guene de Retirolândia, todas em 2020, e em 2016 a de Ernesto Santana em Monte Santo, quando também fez a campanha de Jorge Andrade, em Monte Santo, Nelson Moura, em Nordestina, Quitéria, em Santaluz e ter atuado para a campanha de Dr. André em Retirolândia. Ramires também fez a campanha de Leu, candidata a Vereadora em Coité e Dr. Erivaldo para Prefeito em Nordestina, ambas em 2020.

Ainda em 2020, atuou na pré-campanha de Marcelo Araújo, que reconheceu o citou por três vezes no discurso de posse e o convidou para assumir a comunicação da prefeitura em 06 de Janeiro de 2021. Mota fez as campanhas vitoriosas de Ubaldino Amaral em Valente,uma das mais folgadas da história [ 7.589 votos de frente], Ilario Carneiro em São Domingos, onde se findou a única oligarquia da Bahia, Vonte do Merim em Retirolândia, com uma reeleição histórica, Silvania Matos, eleita a primeira Prefeita de Monte Santo, nos seus 185 anos, numa chapa feminina ao lado de Itácia Andrade como vice e a vitória de Quitéria Carneiro em Santaluz, no ano de 2016, cidade em que atuou na comunicação por quatro anos, o que lhe projetou ainda mais. No total, 06 vitórias para prefeito.

Para Ramires, a forma de fazer política mudou e requer cuidado por parte de quem vai concorrer em 2024, segundo ele, a reeleição ficou mais difícil e a sucessão ainda mais incerta. Ele tem alertado que muitos prefeitos não conseguirão se reeleger na próxima eleição, por ter deixado de fazer a política no dia a dia, além de não investir na publicidade institucional de gestão e na sua própria imagem. – “Chegamos no meio das gestões e muitos ainda não conseguiram se preparar para o período que antecede as articulações, hoje, o caminho é o fortalecimento da imagem política do prefeito, vereador ou candidato, uma vez que o eleitor ganhou uma nova força, que são as redes sociais.” – pontua.

Ele afirma que o cidadão tem na palma da mão, canais para cobrar, para desmentir, para avaliar e, acima de tudo, para se posicionar contra ou a favor de qualquer ação ou comportamento. – “Vivemos a era do cancelamento e esse é um fator que vai nortear os resultados das eleições 2024.”- afirma Mota.

Há três anos, Ramires criou a Ramires Pub. – Mídia Institucional, sua agência de publicidade, que atende municípios, gestores e a iniciativa privada, com foco no desenvolvimento de conteúdos institucionais, reputação da imagem e lapidação de persona política. Ramires se diz grato por todos os profissionais que teve nas suas equipes, que se tornaram amigos e parceiros, destacando com orgulho sobre o seu posicionamento de enxergar que ninguém consegue crescer sozinho.

Mota lançou também recentemente o projeto PushCreative Business Lab, um estúdio de criação para negócios com a produção de vídeos, podcast e projetos personalizados, através de uma estrutura moderna de audiovisual, câmeras, iluminação e teleprompter, por exemplo. Ele destaca que brevemente lançará o Podcast Boa Política, com o objetivo de mostrar trajetórias de lideranças, parlamentares e gestores, trazendo a participação de nomes do cenário político da região, além de promover o Pack UpImage, com o desenvolvimento de produtos para quem deseja vencer as eleições 2024, dentro da realidade precisa de cada demanda. O Podcast Boa Política deve impulsionar as articulações políticas na Região do Sisal.

Sempre antenado, participou do Fórum Internacional de Comunicação Política, realizado no ano passado em Brasília, com 20 palestrantes de 7 países. Esteve com o espanhol Antônio Sola, que carrega a marca de 450 campanhas eleitorais em 25 países, além de reencontrar seu Professor Marcelo Vitorino, que atuou em campanhas de Marcelo Crivela, no Rio, Camilo Santana no Ceará e Geraldo Alkimin para Presidente.

Ramires foi Secretário de Comunicação e Relações Institucionais de Coité, na gestão atual e entregou o cargo ao Prefeito Marcelo em 14 de Novembro do ano passado, para se dedicar às suas empresas e vida profissional. Ele brinca que não se apaixonou pelo “poder” nem pelo status de chefia. Ramires foi Assessor de Imprensa na Prefeitura de Monte Santo, na gestão de Jorge Andrade e Diretor de Comunicação na Gestão de Quitéria, em Santaluz.

Sobre sua atuação profissional, Ramires externa que na política tem cultivado boas amizades, preservando as parcerias. Segundo ele, não é legal a mudança de lado, visto que há uma identificação e a torcida natural para quem ele trabalhou para eleger, porém, diante das mudanças de cenários, só se mantém no lado quando o lado lhe quer. O profissionalismo precisa estar ligado à ética.

Ramires, que atuou na Rádio Sisal e criou o Informe Coité, o primeiro site de notícias da região, sempre apaixonado pela comunicação e o jornalismo, fez questão de conhecer o Projac, no Rio de Janeiro, a TV Suabé, TV Bahia, Globo São Paulo, quando esteve na plateia do Altas Horas com Serginho Groisman, Globo Rio no Programa Encontro com Fátima Bernardes, a redação da TV Record, Estúdios da Jovem Pan e Panflix, em São Paulo e a Casa de Roberto Marinho, no Rio.

Veja momentos das campanhas desenvolvidas através dos links:

Campanha Silvania e Itácia/Monte Santo:

Campanha de Ilario e Marcão/São Domingos:

Campanha de Quitéria e Poli/Santaluz:

 Campanha de Vonte e Rau/Retirolândia:

Campanha de Ubaldino e Zé de Zeli/Valente:

Campanha de Erivaldo e Júnior/Nordestina:

Pré-Campanha de Marcelo/Coité:

Campanha de Marquinhos/Coité:

Campanha de Leu/Coité:

Campanha de Guene/Retiro:

Campanha de Dr. Fagner/Coité:

Campanha de Marcinho/Bahia:

Campanha de Luciano/Bahia:

Acesse as redes sociais de Ramires:

https://instagram.com/ramirespub?igshid=Zjc2ZTc4Nzk=

https://www.facebook.com/ramiresmotaba

https://www.facebook.com/ramirespub

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.