Com aumento da demanda, Hemoba atinge nível de estoque crítico e faz apelo à população
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) atingiu um nível de estoque crítico por conta do aumento de demandas nas unidades hospitalares após a pandemia. Segundo a Hemoba, os tipos sanguíneos O-, O+, A-, B+ e A+ apresentam baixo estoque de bolsas de sangue e necessitam de doações. Em janeiro deste ano, houve 25.639 solicitações hospitalares e 22.829 no mesmo período do ano passado, um aumento de 12%.
O estoque de sangue da Hemoba está abaixo do nível de segurança desejável, apesar do número de candidatos à doação permanecer estável por causa das ações de captação, como palestras informativas, realização de coletas externas, parceria com grupos e caravanas de doadores, organização e divulgação de campanhas.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas 14 em cada mil brasileiros doam sangue de forma regular nos hemocentros do SUS, ou seja, apenas 1,4% têm o costume de doar sangue. O número está abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
Para Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia da Fundação, é importante que as pessoas se sensibilizem com esta causa e participem das campanhas de doação. “O sangue é insubstituível em vários tipos de tratamento. Dependemos, exclusivamente, da boa vontade das pessoas em doar sangue, de sua solidariedade e consciência da importância deste ato”, declarou.
ONDE DOAR
Na Bahia, são 27 unidades fixas de coletas da Hemoba, sendo 06 na capital e 21 no interior. Em Salvador, o Hemocentro Coordenador recebe os doadores de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h30.
O Hemóvel (unidade de coleta externa de sangue) estará na Estação da Lapa até dia 09/03, de 8h às 17h; as unidades nos hospitais do Subúrbio e Ana Nery atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e no Roberto Santos, das 8h às 12h e 13h às 17h. Já no Hospital Irmã Dulce, a coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h.
*Bahia Notícias
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.