Marcinho defende política de Valorização dos artistas
O deputado Marcinho Oliveira (UB) quer instituir na Bahia a política de valorização de artistas. Para isso, apresentou, na Assembleia Legislativa, projeto de lei que obriga o patrocínio público, com custeio total ou parcial de um espetáculo solo, para grupos e coletivos baianos que residam ou possuem vínculo artístico e cultural com o Estado. O projeto também determina que, no mínimo, 30% dos recursos destinados pelo Governo para patrocínio de festas públicas sejam destinados à contratação de artistas locais. Com isso, ele pretende valorizar e divulgar a produção cultural baiana.
Ao justificar sua proposição, o legislador argumentou que a Bahia é destaque por sua rica e diversa produção cultural, “aclamada por todos e reconhecida internacionalmente, que merece e deve ser valorizada e divulgada”. No entanto, prosseguiu, os artistas baianos têm dificuldade para conseguir apoios e patrocínios financeiros para seus projetos. “Por conta desta problemática”, através do seu projeto de lei ele busca estabelecer um mecanismo que garanta espaço para a diversidade da produção artística baiana.
O parlamentar constatou que os artistas baianos ainda não consagrados pela mídia e pelo público, especialmente aqueles que vivem e trabalham longe da Região Metropolitana de Salvador ou da sede dos municípios, encontram ainda mais dificuldades, já que contam com “pouco ou nenhum espaço na mídia local, cuja programação é ancorada em interesses comerciais” e, assim, têm “visibilidade restrita”. Ele considera que sua proposta vai representar “um importante marco para a produção artística e cultural” da Bahia.
Fonte: Ascom/ALBA
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.