Elon Musk inaugura empresa de IA para ‘entender a natureza do universo’

Imagem: Frederic Legrand – COMEO/Shutterstock

A xAI, nova empresa de inteligência artificial do bilionário Elon Musk, acaba de revelar um novo site com algumas novidades, entre elas a lista de funcionários. O time inclui profissionais renomados que trabalharam em grandes projetos de IA — incluindo ex-membros da OpenAI, Google Research, Microsoft Research e DeepMind (recentemente incorporada ao Google).

O que se sabe até aqui sobre a xAI:

  • Entre as metas da misteriosa companhia está “entender a verdadeira natureza do universo” e concorrer com a OpenAI, que ganhou terreno na área de IA com o ChatGPT.
  • Um tweet recente de Musk reforça que a missão da xAi será “entender a realidade”.
  • A equipe será liderada por Dan Hendrycks, pesquisador e líder da Center for AI Safety, uma organização sem fins lucrativos que visa “reduzir os riscos associados à IA”.
  • Nesta sexta-feira (14), os pesquisadores farão uma mesa redonda ao vivo pelo Twitter.
  • Os ouvintes poderão “conhecer a equipe e fazer perguntas”, diz o site.

Além de Musk, o site lista Igor Babuschkin, Manuel Kroiss, Yuhuai (Tony) Wu, Christian Szegedy, Jimmy Ba, Toby Pohlen, Ross Nordeen, Kyle Kosic, Greg Yang, Guodong Zhang e Zihang Dai, como membros da xAI.

Conforme a página oficial, a empresa é “separada” da ‘X Corp’, “mas trabalhará em estreita colaboração” com outros negócios de Musk, como o Twitter e a Tesla, por exemplo.

Vale lembrar que as primeiras notícias sobre a xAI surgiram em abril, quando foi revelado que Musk havia entrado na ‘guerra da IA’ fundando a sua própria empresa. Mais tarde, relatórios apontaram que a companhia foi aberta usando financiamento da SpaceX e da própria Tesla.

Musk também não é exatamente novo no ramo. O polêmico empresário foi um dos cofundadores da OpenAI em 2015. No entanto, acabou saindo em 2018 por conflito de interesse. Desde então, Musk já disparou críticas pesadas contra a dona do ChatGPT, sugerindo até a criação de chatbot rival chamado “TruthGPT”.

*Olhar Digital

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.