Nordeste bate recorde na produção de energia eólica
O Nordeste do Brasil alcançou novo recorde na produção de energia renovável para o País. No dia 4 de julho, a energia eólica registrada passou de 19.720 megawatts, sendo quase 30% de todo o país e o suficiente para suprir toda a região, segundo Jurandir Picanço, operador nacional do sistema elétrico.
“Foi produzido 50% a mais da necessidade do Nordeste. O Nordeste hoje é exportador de energia, sobretudo de energia, energia eólica”, afirma Picanço.
- Esse aumento na produção pode impactar positivamente toda a cadeia que depende dessa energia, beneficiando diretamente diversas companhias e projetos;
- A exemplo disso, um parque eólico está sendo construído no litoral do Ceará — por conta das condições climáticas nessa região.
“Isso faz com que o preço da energia gerada por esse vento seja muito competitivo, porque ele é um vento de excelente qualidade. Você está tendo a possibilidade agora de pequenas e médias empresas comprarem essa energia no mercado livre de energia que até então só quem comprava eram as distribuidoras. ”
Cláudio Ribeiro, presidente da Funceme
O gerente de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, aponta que essa época do ano é marcada por ser a temporada dos ventos fortes no Nordeste, sendo automaticamente mais propícia para registros históricos como esse.
“O final do período das chuvas, o afastamento da zona de convergência intertropical e a aproximação de um sistema de alta pressão aqui do estado que é normal para a época do ano e que provocam esse aumento gradativo dos ventos a partir de junho, julho e os máximos que acontecem em agosto e setembro” destaca Sakamoto.
*G1
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.