SBIM aponta melhora e evolução na cobertura vacinal do Brasil
A queda das coberturas vacinais no Brasil começou a ser revertida neste ano, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM). O país que tinha enfrentado uma queda na cobertura vacinal entre 2021 e 2022, agora passa por uma retomada das coberturas vacinais conforme apontou o órgão.
Segundo publicação da Agência Brasil, a presidente da SBIM, Mônica Levi, apontou que existe uma grande expectativa com o avanço da cobertura, que tinha sofrido queda, mas que está sendo revertida.
“É um trabalho bem árduo, porque quando você consegue causar medo e desconfiança, é muito difícil retomar isso. Mas sou uma pessoa otimista, acho que estamos caminhando. As coberturas vacinais já estão melhores que em 2021 e 2022. Acho que vamos conseguir, mas recuperar todo o estrago demora um pouco para voltarmos a ser um exemplo”, indicou.
O assunto será um dos temas discutidos entre especialistas que estarão reunidos entre esta quarta-feira (20) até o próximo sábado (23), durante a Jornada Nacional de Imunizações.
A SBIM que organiza a jornada que será realizada no ano em que o PNI completa meio século de vida. O evento deve contar com um fórum especial de saúde pública em que representantes do Ministério da Saúde, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e secretarias municipais e estaduais de saúde discutirão os próximos passos para a retomada das coberturas vacinais e devem apresentar mais informações e dados sobre o tema.
*Bahia Notícias
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.