Fisioterapia Respiratória pode contribuir para combate ao vício do tabagismo

Foto: Divulgação

Exercícios fisioterapeutas é um dos métodos para combater o vício do tabagismo, principal causa de morte evitável em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em Salvador, há um tratamento gratuito disponível no grupo antitabagismo na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Neste local, encontra-se a clínica-escola de fisioterapia, onde ainda há vagas abertas para aqueles que querem transformar suas vidas.

O tratamento, realizado na clínica-escola de fisioterapia, é uma oportunidade única para aumentar a capacidade cardiopulmonar e musculoesquelética dos pacientes.

““Das 24 vagas oferecidas, ainda temos 12 disponíveis. […] O objetivo é promover uma mudança no estilo de vida, melhorando a capacidade de realizar atividades cotidianas e laborais. Assim, largar o cigarro se torna um processo mais acessível e menos doloroso”, explica o especialista, Fleury Neto.

Além das alterações físicas, o tabagismo provoca sérios danos psicológicos e respiratórios, tornando o indivíduo mais vulnerável a diversas doenças. Segundo a OMS, o cigarro é responsável por 6 milhões de mortes anuais. Por isso, procurar ajuda profissional é crucial para combater esse hábito e recuperar a qualidade de vida.

ABORDAGEM INTEGRADA

Além da fisioterapia respiratória, a Terapia Ocupacional oferece suporte em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), onde os pacientes são acolhidos e participam de grupos focados em acabar com o tabagismo. O terapeuta ocupacional utiliza técnicas específicas para abordar questões comportamentais relacionadas ao vício, além de auxiliar na reorganização da rotina e motivar o desenvolvimento de novas habilidades.

*Bahia Noticias

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.