NASA considera usar naves encostadas para espiar asteroide Apophis

Ilustração conceitual da espaçonave OSIRIS-APEX perto do asteroide Apophis (Imagem: Joshimerbin/Shutterstock)

A NASA considera usar duas naves que atualmente estão encostadas para observar o asteroide Apophis. Também conhecido como asteroide 99942, o Apophis tem 340 metros de diâmetro e passará perto da Terra em 2029.

A agência espacial solicitou informações sobre como desenvolver uma “missão de reconhecimento” para o asteroide Apophis, conforme consta no site de contratos do governo federal dos EUA.

Ainda segundo o que consta no site, essa missão seria liderada por uma entidade não pertencente à NASA. E utilizaria as espaçonaves Janus.

NASA sugere nova função às naves Janus: sobrevoar o asteroide Apophis

As espaçonaves Janus são duas sondas projetadas originalmente para serem lançadas junto à sonda Psyche da NASA, que decolou a bordo de um foguete Falcon Heavy da SpaceX em 13 de outubro de 2023.

Atrasos nessa missão fizeram com que as sondas Janus perdessem seus alvos – um par de asteroides próximos à Terra. Então, a NASA decidiu “encerrar o trabalho adicional na missão Janus” em julho de 2023. Agora, as sondas podem ganhar outra função.

O pedido de informações da NASA solicita que a indústria, a academia e outros pesquisadores proponham novas abordagens para usar as espaçonaves Janus para “demonstrar um sobrevoo de resposta rápida no Apophis”.

O objetivo da agência, segundo a solicitação, é aumentar o entendimento científico sobre o asteroide antes de sua aproximação à Terra, prevista para ocorrer em abril de 2029.

Sonda OSIRIS-APEX deixando a órbita da Terra rumo ao Sol para alinhar a rota até um encontro com o asteroide Apophis em 2029 (Imagem: NASA)

Em particular, a NASA busca propostas para “demonstrar e testar capacidades de sobrevoar e caracterizar um NEO [sigla em inglês para Objeto Próximo à Terra] perigoso”. O desafio é desenhar uma missão dessas com custo baixo e execução rápida.

NASA e ESA se preparam para aproximação do asteroide Apophis com a Terra

  • O asteroide 99942 Apophis passará a 32 mil quilômetros da Terra, mais próximo que alguns satélites, em abril de 2029. Cientistas e empresas privadas propõem missões para investigar o asteroide;
  • Cinco anos antes da aproximação, cientistas propuseram missões para estudar o asteroide num workshop organizado pela Agência Espacial Europeia (ESA);
  • Na NASA, uma missão em planejamento é a OSIRIS APEX, que buscará observar mudanças na superfície e na órbita do Apophis causadas pela gravidade da Terra.

*Olhar Digital

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.