SAF do Leão: Vitória contrata escritório especializado e discute modelo; saiba detalhes
O Vitória anunciou nesta sexta-feira (20) que começou a discussão para construção de um modelo de SAF (Sociedade Anônima do Futebol). O clube comunicou a parceria com a CSMV Advogados, especialista no assunto e representada por André Sica, que já apresentou um cronograma para desenvolvimento do projeto.
Estiveram presentes na reunião com o advogado o presidente do Vitória, Fábio Mota, o vice-presidente, Djalma Abreu, os presidentes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, Nilton Almeida Filho e Raimundo Viana, além dos diretores financeiro e jurídico, Ideraldo Gomes o Antônio Boaventura.
Um novo encontro está previsto para ocorrer no mês de novembro, agora diante do Conselho Deliberativo, com uma apresentação do tema. O evento terá transmissão da TV Vitória, canal oficial do Leão no YouTube.
Em conversa com o Bahia Notícias, o vice-presidente rubro-negro, Djalma Abreu, disse que o encontro rendeu “alguns nortes muito bons” e que a transformação do Vitória em uma SAF irá exigir uma série de passos, começando pela definição do modelo a ser implantado.
“É um processo com uma série de passos. Existe no mundo SAF de diversos tipos. Você pode entrar só com o futebol, com patrimônio, pode vender 50, 60, 10%… Desde quando assumimos o Vitória estamos realizando uma série de melhorias para chegarmos neste momento. Pensamos sobre SAF desde o começo da nossa gestão, mas precisávamos tirar os prejuízos e hoje temos uma estrutura invejada. Possíveis investidores visitaram o Vitória e ficaram encantados”, disse o vice-presidente rubro-negro.
O dirigente explicou que primeiro o clube irá definir o modelo de SAF para depois abrir conversas com investidores e que o estatuto do clube, que já versa sobre SAF, ainda precisa passar por uma atualização.
“Tenho certeza que vai ter muita gente (investidores) interessada no Vitória. O Vitória tem uma história bonita, de revelações de grandes jogadores, de títulos. Tudo isso é considerado na hora do julgamento. Estamos com uma estrutura fiscal arrumada e com uma grande estrutura física. É uma casa que tem nome, que tem dono. Precisamos também resolver algumas situações estatutárias. No estatuto já tem algo sobre SAF, mas existem coisas para serem mexidas. Por exemplo, se envolve patrimônio, ou não. São coisas que irão ser debatidas com conselho e torcida”, comentou o dirigente.
O escritório do advogado André Sica, contratado pelo Vitória, esteve à frente das criações dos modelos de SAF do Bahia, Cruzeiro, Coritiba, entre outros clubes brasileiros. A Sociedade Anônima de Futebol é um tipo específico de empresa, criado pelo Congresso em 6 de agosto de 2021, por meio da Lei 14.193/2021. A legislação estimula que clubes de futebol migrem da associação civil sem fins lucrativos para a empresarial. O modelo clube-empresa dispõe de normas de governança, controle e meios de financiamento específicos para a atividade do futebol.
Na 17ª colocação da Série A, o Vitória volta a campo neste sábado (21), às 16h, contra o Juventude, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro abre a zona de rebaixamento com 25 pontos, dois a menos que o Fluminense, primeiro time fora do Z4.
*Bahia Notícias
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.