Índia quer construir estação espacial na órbita da Lua

A Índia é o único país do mundo a ter pousado no polo sul da Lua. Crédito: Aleksandra Sova – Shutterstock

A Índia tem um plano: lançar uma missão do país com o objetivo de levar astronautas ao espaço pela primeira vez. Planejada inicialmente para o ano que vem, ela foi adiada para 2026. No entanto, engana-se quem pensa que os indianos querem parar por aí.

A Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) anunciou que planeja construir uma estação espacial em órbita lunar até 2040. O posto avançado serviria para apoiar missões tripuladas à superfície da Lua e como um centro de pesquisa científica.

Base permanente na Lua está prevista para 2050

Se tudo correr conforme o planejado, a estação espacial lunar será concluída na mesma época em que os astronautas do país pousarem na Lua, em 2026. Já a construção de uma base permanente na superfície lunar está prevista para 2050.

O projeto indiano é semelhante ao que o país planeja construir na órbita da Terra, conhecida como Estação Bharatiya Antariksh, ou BAS. O desenvolvimento do primeiro módulo desta estação, BAS-1, recebeu luz verde do governo indiano em setembro.

De acordo com as autoridades espaciais da Índia, o primeiro módulo será lançado para a órbita baixa da Terra até 2028. A previsão é que a estação esteja operacional até 2035. As informações são do Space.com.

Índia está se tornando uma potência espacial

  • A Índia tem se notabilizado por diversas conquistas espaciais recentemente.
  • Em agosto de 2023, a missão Chandrayaan-3 conseguiu o feito inédito de pousar no polo sul da Lua.
  • Já no início deste ano, a sonda Aditya-L1 entrou com sucesso na órbita do Sol para estudar a camada mais externa da atmosfera solar, chamada corona, e sua influência no clima espacial.
  • Mas não pense que os planos espaciais indianos param por aí.
  • Além da missão espacial tripulada Ganganyaan, os indianos querem enviar uma sonda para estudar Vênus no ano que vem.
  • Também planejam coletar aproximadamente três quilos de amostras lunares de uma região rica em gelo de água, localizada próximo ao polo sul da Lua.
  • Após a coleta, estas amostras serão trazidas de volta para a Terra. 

*Olhar Digital

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.