Toyota adia lançamento de nova geração de elétricos para 2027

Modelo Lexus EV apresentado pela Toyota (Imagem: Toyota/Divulgação)

A Toyota vai adiar a fabricação da linha de veículos elétricos de próxima geração para 2027, segundo a agência de notícias japonesa NHK. Inicialmente, a montadora lançaria o novo modelo Lexus EV em 2026. Segundo a imprensa local, a empresa quer mais tempo para testar tecnologias recém-criadas nos carros.

No ano passado, a Toyota apresentou o Lexus EV no Japan Mobility Show como parte da divisão de Veículo elétrico a bateria (BEV, na sigla em inglês) de luxo da montadora. O modelo usa tecnologia conhecida como giga-casting, método que produz grandes peças como um único componente, e não vários, com o objetivo de economizar tempo.

Nova geração é equipada com inteligência artificial (IA) da Toyota (Imagem: Divulgação/Toyota)

Apesar do atraso, a empresa se mantém na liderança global em eletrificados com mais de 23 milhões de veículos comercializados. Para 2026, a previsão é de 1,5 milhão de veículos elétricos fabricados em todo o mundo, incluindo híbridos plug-in.

Toyota: o que esperar do Lexus LF-ZC?

  • O conceito da maior aposta da montadora para a linha de elétricos do futuro se baseia em baterias “prismáticas de alto desempenho” que alcançam mil quilômetros — cerca de duas vezes o alcance dos EVs convencionais;
  • A capacidade de recarga de 10% a 80% é de apenas 20 minutos;
  • O modelo também é equipado com inteligência artificial (IA) avançada — apelidada de “Butler” — que identifica preferências do motorista sem que ele tenha consciência;
  • A empresa também pretende introduzir novo software operacional nos próximos anos.
Exibição do método giga-casting (Imagem: Divulgação/Toyota)

“O processo de produção introduz uma linha de montagem autônoma, onde os carros podem se mover autonomamente para o próximo estágio de montagem. Isso permite que o veículo se dirija sozinho com apenas a bateria, o motor, os pneus e os componentes do terminal sem fio nas seções dianteira, central e traseira”, informou o comunicado, à época.

Além disso, o Lexus LF-ZC marca avanço da empresa na busca por veículos movidos a baterias de estado sólido, que garantem maior alcance e desempenho. “Feitas com estrutura prismática, as baterias são projetadas com integração aerodinâmica aprimorada e redução de peso, aumentando a eficiência do veículo e o desempenho da bateria.”

*Olhar Digital

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.