Deputado da base de Jerônimo critica secretaria do PSD em meio a disputa por votos com colega do partido em município sisaleiro

A buraqueira na BR-409, sobretudo no acesso ao município de Conceição do Coité, na região sisaleira da Bahia, virou motivo de “fogo amigo” na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em meio a uma disputa particular entre dois deputados estaduais da base aliada.

O deputado Luciano Araújo (Solidariedade), que tem Coité como principal reduto eleitoral, publicou um vídeo nas redes sociais no qual acusa a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) de não responder a diversos pedidos feitos por ele para resolver o problema. A pasta é comandada pelo PSD, partido do deputado Alex da Piatã, que é natural do município.

O vídeo publicado por Luciano tem início com a fala de um homem justificando que estava entrando em contato porque o “deputado do PSD, que é quem pilota, pelas informações que chegam, não toma providências”.

Depois, o parlamentar do Solidariedade exibe uma série de ofícios, o primeiro de fevereiro de 2023, no qual pede providências à Seinfra, que tem como secretário o deputado federal licenciado Sérgio Brito, membro do partido liderado na Bahia pelo senador Otto Alencar, a exemplo de Alex.

Luciano Araújo disse que, diante da alegada omissão da secretaria, pediu ajuda diretamente a Jerônimo. “O governador se mostrou preocupado com a situação. Não sei porque a Seinfra até hoje não me respondeu e não me responde”, declarou.

Embora na base do governo do Estado, Luciano e Alex estão em lados opostos em Coité. Enquanto o primeiro é aliado do prefeito Marcelo Araújo (União), que apoiou ACM Neto (União) e Jair Bolsonaro (PL) em 2022, o segundo acompanhou Jerônimo e o atual presidente Lula (PT). Luciano virou oficialmente aliado do governador no início de 2023.

Alex, no entanto, rompeu com o PT no município antes das eleições de 2024, o que rachou a oposição a Marcelo Araujo. O deputado lançou como candidata a prefeita a esposa Genivalda Pinto, mais conhecida como Val (PSD), enquanto os petistas concorreram o ex-prefeito Francisco de Assis. Essa divisão favoreceu a candidatura à reeleição do atual chefe do Executivo municipal, que sagrou-se vencedor nas urnas com folga.

Em 2022, Alex da Piatã, que não quis comentar o vídeo postado pelo colega do Solidariedade, recebeu pouco mais de 11,5 mil votos em Conceição do Coité. Já Luciano Araújo abocanhou quase 11 mil, ficando na segunda colocação.

Para o ano que vem, a possível candidatura de Francisco de Assis a deputado estadual pode, como se diz no popular, “embolar o meio de campo” na política coiteense quando o assunto é a disputa por cadeiras na Assembleia Legislativa.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.