Prefeito Carlos Matos se manifesta sobre a estiagem prolongada que vive Riachão do Jacuípe e região

Riachão do Jacuípe é um município do estado da Bahia situado a 186 km da capital estadual, e pertencente ao Território da Bacia do Jacuípe juntamente com mais 14 municípios. A região vem sofrendo com o período de estiagem prolongada, com isso as dificuldades do homem do campo aumentam, a começar pela falta de água para o consumo humano e animal. As grandes aguadas do município as que ainda não secaram, estão com pouca quantidade de água, caso demore vim as chuvas, vão secar também.

Não é diferente para os gestores dos demais municípios da região, onde o pouco recurso que recebe não dá para atender as demandas da população. Eles aguardam mais apoio dos governos estadual e federal.   

Preocupado com essa situação, o prefeito de Riachão do Jacuípe Carlos Matos, postou nas suas redes sociais, sobre a real situação vivida no município e região.

LEIA A POSTAGEM DO GESTOR  

“O sentimento de impotência diante da seca no Nordeste do Brasil é uma reação natural e compreensível, dado que a estiagem prolongada é um fenômeno climático recorrente em diversas outras nações. Mas não pode ser encarado como algo comum, pois os seus efeitos trazem implicações humanitárias, sociais e econômicas, sem precedentes para os que, do drama, sobreviverão.

Essa dor que estamos sentindo é partilhada por gerações de moradores da nossa região e, em especial, do nosso município. Mas ela é também sentida por aqueles que, de fora, apenas observam a situação, fazendo do sofrimento do sertanejo o caminho mais curto para obterem vantagens diversas.

Esse lamaceiro do vídeo é o Açude do Cedro, que por décadas foi o responsável pelo abastecimento de água potável em nossa cidade. Hoje, a população já não a usa mais, ainda assim, mesmo servindo apenas para o consumo animal, sua lâmina d’água findou-se, restando apenas agonia, sofrimento, fé e esperança, que devemos confiar apenas no Ser Supremo. Já que esse não castiga, não pune, não engana, não promete, apenas tem piedade dos seus, e será dessa piedade que em breve Ele mandará chuva para quem tanto precisa de chuva.

RIACHÃO DO JACUÍPE, PEDE SOCORRO!!

Não temos mais reservatórios de água.

Aqui, o desespero só não é maior que a fé.

Que Deus nos abençoe!”

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.