Sobe para 813 número de casos de varíola dos macacos no Brasil; veja onde

O Brasil chegou a 813 casos da doença varíola dos macacos, também conhecida como monkeypox, segundo o balanço divulgado nesta semana pelo Ministério da Saúde. A maioria das confirmações está em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Em nota enviada ao UOL, o Ministério da Saúde acrescentou que segue em articulação direta com os estados para o monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes. A pasta não divulgou quantos casos estão em investigação.
Veja em quais estados foram confirmados casos da varíola dos macacos:
São Paulo (595)
Rio de Janeiro (109)
Minas Gerais (42)
Distrito Federal (13)
Paraná (19)
Goiás (16)
Bahia (3)
Ceará (2)
Rio Grande do Sul (3)
Rio Grande do Norte (2)
Espírito Santo (2)
Pernambuco (3)
Mato Grosso do Sul (1)
Santa Catarina (3)
Esses números fazem do Brasil o sétimo país do mundo com mais casos diagnosticados. Até o momento, a Espanha lidera a lista com 3.125 casos confirmados, seguido pelos Estados Unidos em segundo com 2.890, e a Alemanha em terceiro com 2.268.
No sábado (23), a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou emergência sanitária global para a varíola dos macacos, termo usado quando há “um evento extraordinário que constitui um risco à saúde pública de outros Estados através da disseminação internacional da doença”.
Após o decreto, os governos são convocados a intensificarem o monitoramento da doença, já que para lidar com a nova crise será preciso ação coletiva: os países precisam se preparar para medidas de contenção, como detecção precoce, isolamento e gerenciamento de casos.
Dois dias após o anúncio da OMS, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o Brasil “fez o dever de casa” e está preparado para lidar com o surto de varíola dos macacos.
*Portal UOL
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.