Telegram testa posts pagos que burlam cobranças da Apple

Foto: Getty Images

O Telegram está testando uma nova função em certos canais do app no iOS que permite o envio de imagens e vídeos que são liberados somente mediante pagamento. Essa é uma função que pode ser interessante para artistas e outros criadores de conteúdos variados, mas chama a atenção não apenas por isso. Também deve ser destacado o fato que esses pagamentos não oferecem uma fatia para a Apple.

A dona do iPhone é famosa pelos 30% que tira de toda compra feita em aplicativos em sua plataforma, o que até rendeu uma guerra com a Epic Games. E, para garantir seus ganhos, a Apple determina ainda que qualquer compra dentro de um app no iOS precisa, obrigatoriamente, ser feita pelo sistema da App Store, para garantir que a taxa sempre será pagos.

Como mostra a imagem acima, no entanto, esse novo sistema de pagar por posts do Telegram não usa a App Store – o pagamento é feito inteiramente dentro do app de mensagens.

Telegram estaria comprando uma briga?

É possível que o Telegram não esteja aderindo às regras da Apple porque o recurso ainda está numa fase de testes. Também podemos especular que o app não quer oferecer uma porcentagem para a maçã porque esse sistema não é como o Telegram Premium. O pagamento não está sendo feito para a empresa, mas sim de uma pessoa para a outra, e o Telegram tira uma fatia disso para si. Essa pequena porcentagem vai ficar menor ainda se forem passados 30% para a Apple.

De todo modo, o Telegram parece pronto para brigar com a dona do iPhone. Além de executivos do app criticarem abertamente a Apple, com certeza esse novo sistema de pagamentos não vai passar despercebido, seja em fase de testes ou não. Agora é esperar para ver se esse novo conflito será resolvido entre as partes ou levado à Justiça, como tantas vezes acontece com a Apple.

*TecMundo

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.