Aplicativo reduz quase pela metade a morte de civis na Ucrânia
A guerra na Ucrânia já dura mais de um ano e há pouca ou nenhuma perspectiva de que o conflito seja finalizado no curto prazo. Enquanto as batalhas continuam, a morte de soldados e também de civis segue sendo uma realidade. Mas o trabalho de uma startup ucraniana ajudou a reduzir consideravelmente o número de vítimas por ataques aéreos da Rússia.
Sistema de alertas
- A Ajax Systems, empresa criada originalmente para detecção de incêndio, desenvolveu, logo após a invasão russa, um sistema capaz de alertar os ucranianos sobre os bombardeios realizados por Moscou.
- Segundo a startup, a tecnologia existente no país até então era arcaica e mal distribuída, sendo inexistente em grandes porções do território.
- Foi então que, em parceria com a Stfalcon, empresa de desenvolvimento de softwares, a Ajax Systems criou o novo aplicativo.
- O sistema conta como o apoio do Ministério da Transformação Digital da Ucrânia, que liberou os acessos aos alertas divulgados pelo governo ucraniano.
- “O aplicativo permite que os ucranianos recebam notificações imediatas sobre alertas aéreos, o que ajuda a salvar a vida de centenas de milhares de pessoas”, afirmou Mykhailo Fedorov, ministro da Transformação Digital da Ucrânia.
Operação em toda a Ucrânia
- A tecnologia entrou em operação no dia 1º de março de 2022, com cobertura em cinco regiões do país.
- Mas em um mês já cobria todo o território.
- De lá para cá, o Air Alert foi baixado mais de 15 milhões de vezes.
- De acordo com uma pesquisa, o uso do aplicativo teve um impacto significativo para salvar a vida das pessoas.
- “Descobrimos que a resposta pública ao sistema reduziu de 35% a 45% as vítimas civis observadas”, destacaram os pesquisadores da Universidade de Michigan, da Universidade de Chicago e da empresa de pesquisa de mercado Ipsos.
Contornado a “fadiga de alerta”
- Desde o início da guerra, a empresa contratou cerca de mil funcionários, dobrando o tamanho da equipe de pesquisa e desenvolvimento à medida que ganha espaço também nos mercados internacionais.
- Com o passar do tempo, a Ajax Systems teve de criar métodos para contornar a chamada “fadiga de alerta”.
- Os pesquisadores que estudaram o aplicativo Air Alert descobriram que, à medida que o primeiro ano da guerra se arrastava, as pessoas viajavam distâncias cada vez mais curtas após os alertas.
- Esse estudo sugere que de 8% a 15% mais vidas poderiam ser salvas se as pessoas prestassem mais atenção aos alertas.
- A alternativa encontrada foi uma parceria com o ator Mark Hamill, ator, dublador e escritor norte-americano conhecido por interpretar Luke Skywalker na saga de ficção científica Star Wars, e que emprestou sua voz para os alertas do aplicativo.
*Olhar Digital
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.