Coité tem programação especial com palestras, rodas de conversa, oficinas e atendimentos especializados para as mulheres
A Prefeitura de Coité, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realiza o Agosto Lilás com programação diversificada para o público feminino. Serão realizadas palestras sobre a Lei Maria da Penha, saúde da mulher, autocuidado, maternidade e outras temáticas do universo feminino. Serão ofertados oficinas e serviços de saúde, como mutirão de preventivo e mamografia.
O mês inteiro será voltado para ações afirmativas durante as terças e quintas, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). As mulheres que já são assistidas pela Rede de Proteção e pelos programas da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social serão prioridade, de todo modo, as ações são voltadas para todas as mulheres do município. Para além das atividades semanais, a prefeitura está elaborando uma programação esportiva especialmente para as mulheres com campeonatos de futsal e vôlei.
“Estamos fazendo uma força tarefa que envolve Secretaria de Comunicação, Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Agricultura, Indústria e Comércio e Administração. Esse movimento de mobilização é muito importante para que possamos garantir a transversalidade do diálogo sobre mulheres e combate à violência”, explica Vanusa Oliveira, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.
Uma ação inédita neste Agosto Lilás será a implantação do Projeto Ciranda das Manas, que promove vivências de autocuidado entre mulheres por meio de diálogos, dinâmicas e ações afirmativas que fortalecem e empoderam mulheres em situação de vulnerabilidade, mas também, busca uma relação de parceria e empatia com os homens no sentido de caminhar pela desconstrução da masculinidade tóxica. “Essa é uma parceria muito importante para o município, no sentido de desenvolvimento de novas políticas de combate à violência de gênero por meio da conscientização e diálogo e não só medidas punitivas. Precisamos empoderar mulheres, mas também precisamos conscientizar os homens. Pensando nisso, em parceria com a Ciranda, vamos desenvolver cartilhas educativas e diversas ações”, pontua Heloísa Gomes, secretária de Comunicação e Relações Institucionais.
Para finalizar as atividades do Agosto Lilás será realizada a Feira da Mulher, na sexta-feira (01/09), a partir das 9h, na Praça da Babilônia, com oferta de vários serviços como o SINE Itinerante, sala da empreendedora, serviços de saúde, serviços da assistência social, sala do INSS, palestras, estande com serviços de beleza, apresentações culturais, aulão de dança, exposições e muito mais.
A programação completa do Agosto Lilás será divulgada nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Coité: @prefeituracoite.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.