Banco Central comunica novo vazamento de chaves pix
O Banco Central do Brasil (BC) divulgou um incidente de segurança que expôs 238 chaves Pix de clientes da Phi Serviços de Pagamentos S.A (Phi Pagamentos).
- De acordo com o BC, o vazamento decorre de “falhas pontuais em sistemas” da instituição de pagamento;
- As informações expostas são dados cadastrais, que não permitem a movimentação de dinheiro ou acesso às contas dos usuários;
- Dados sensíveis como senhas, movimentações, saldos financeiros e demais informações que são mantidas sob sigilo bancário não foram vazadas;
- O BC informa que o adotou ações necessárias para apurar o caso e que seus mecanismos de segurança e monitoramento do Pix conseguiram mitigar a quantidade de dados cadastrais expostos.
A quantidade de chaves vazadas representa 0,00004% das mais de 630 milhões chaves cadastradas no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT), serviço que armazena detalhes das contas transacionais do Brasil.
As pessoas que tiveram os dados vazados “serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento”, informa o comunicado.
Quinto vazamento de chaves Pix
Esse foi o quinto incidente de divulgação de dados do Pix desde seu lançamento em novembro de 2020.
- Em agosto de 2021, mais de 414 mil chaves de número telefônicos foram vazadas do Banco do Estados de Sergipe (Banese) – inicialmente, o número divulgado foi de 395 mil, mas após uma análise a quantidade aumentou;
- Em janeiro de 2022, 160 mil clientes da Acesso Soluções de Pagamento tiveram suas chaves vazadas;
- Em fevereiro, mais de 2 mil dados de clientes da Logbank foram vazados;
- Em setembro de 2022, 137 mil usuários do aplicativo Abastece Aí tiveram seus dados cadastrais (vinculados às chaves Pix) vazados.
*Olhar Digital
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.