Pesquisa mostra que governo Lula continua melhor avaliado do que o de Bolsonaro, mas aprovação vem caindo

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Pesquisa PoderData divulgada nesta quinta-feira (28) pelo site Poder360 mostra que caiu três pontos percentuais a avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na última pesquisa do instituto, realizada entre os dias 25 e 27 de junho, 51% dos entrevistados disseram aprovar o governo. Nesta mais nova pesquisa, esse número caiu para 48%. 

Ao mesmo tempo em que vem caindo a aprovação, vem subindo também a desaprovação ao governo Lula. Na pesquisa anterior, a desaprovação estava em 43%, uma diferença de oito pontos percentuais para a quantidade de aprovação. No resultado divulgado nesta quinta, a desaprovação subiu a 45%, reduzindo a diferença para a quantidade de aprovação a apenas três pontos, o que é considerado um empate técnico.  

De acordo com a pesquisa, outros 7% disseram não saber se aprovam ou desaprovam o governo. A pesquisa foi realizada pelo PoderData com recursos próprios. Os dados foram coletados de 24 a 26 setembro de 2023, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 212 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. 

O governo Lula é mais bem avaliado por jovens (58%), idosos (56%), pessoas com ensino fundamental (56%) e católicos (57%). Já a taxa de desaprovação é maior entre os adultos de 25 a 44 anos (53%) e os evangélicos (64%). 

Em outro recorte da pesquisa, quase metade dos eleitores brasileiros (48%) disseram considerar o governo Lula “melhor” do que a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O percentual oscilou três pontos para baixo desde a última pesquisa divulgada em junho.  

A administração petista é avaliada como “pior” do que a anterior por 40% da população. A avaliação negativa está em trajetória ascendente desde a 1ª vez que a pergunta foi feita, em abril deste ano. Outros 9% responderam considerar “igual” e 3% disseram não saber.

*Bahia Notícias

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.