Ferramentas de IA ainda são um mistério para TI, revela estudo

Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital

Pouco mais de 20% dos profissionais de tecnologia da informação (TI) entendem como ferramentas de inteligência artificial (IA) funcionam, apesar do “boom” após o lançamento do ChatGPT. Pelo menos, é o que apontou um estudo realizado recentemente pela SolarWinds, empresa líder em soluções de gestão de TI.

A pesquisa da SolarWinds aponta uma “desconexão significativa” entre a percepção e a realidade em relação ao retorno sobre o investimento em IA. Ainda de acordo com o estudo, muitos profissionais de TI podem estar superestimando o impacto da IA sem considerar adequadamente a configuração e o gerenciamento de dados necessários.

A IA, como enfatizado pela pesquisa da empresa, não é uma solução “plug-and-play” e requer um entendimento aprofundado para ser efetivamente gerenciada e aplicada. As informações foram publicadas pelo site TechRadar.

Raio-x da IA no trabalho

O estudo também revelou que, embora 90% dos profissionais de TI acreditem que seus colegas adotariam IA para melhorar a produtividade, apenas 38% deles realmente utilizam a IA – e mesmo assim, em um grau básico.

A aplicação da IA ainda é limitada principalmente à coleta de informações e pesquisa, com apenas 16% dos profissionais usando IA para escrever código e somente 6% para identificar vulnerabilidades.

Sascha Giese, da SolarWinds, destacou um “senso geral de mistério” em torno das ferramentas de IA, ressaltando a necessidade crucial de investir em educação e treinamento para os profissionais de TI.

Giese também fez um apelo por maior transparência e colaboração entre executivos e equipes de TI. Ele acredita que isso pode acelerar a transformação digital e promover o uso mais eficiente da IA nas organizações.

*Olhar Digital

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.