Anunciada como prioridade, área social tem menos espaço na agenda de Lula

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação/Arquivo

Indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como uma das prioridades de seu terceiro mandato, a área social parece ter recebido menos destaque na rotina diária do líder petista. Uma análise realizada pelo jornal “O Globo”, com base na agenda oficial divulgada pelo Palácio do Planalto, revela que os ministros da área econômica participaram de três vezes mais encontros do que os titulares das pastas de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, esta última responsável pelo programa Bolsa Família.

Durante o período de 1º de janeiro de 2023 a 1º de fevereiro deste ano, Lula se reuniu em 51 ocasiões com os ministros Camilo Santana (Educação), Nísia Trindade (Saúde) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social). Enquanto isso, foram registrados 155 encontros com os responsáveis pelas pastas da Fazenda, Fernando Haddad; Planejamento, Simone Tebet; Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin; e Gestão, Esther Dweck.

O foco do Palácio do Planalto no ano passado esteve centrado em medidas de arrecadação e reestruturação econômica, incluindo a Reforma Tributária e o arcabouço fiscal, o que contribui para explicar a configuração da agenda presidencial.

*Política Livre

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.