Opinião – Busca de Lula por reoneração da folha o afasta de prefeitos, inclusive na Bahia
Deputados baianos da base do governo têm manifestado preocupação com a resistência que prefeitos passaram a opor ao presidente Lula (PT). Relacionam o começo da reação hostil à determinação do líder petista de buscar assegurar, a qualquer custo, a reoneração da folha, que atinge em cheio as Prefeituras.
Sob um cenário de dificuldades financeiras, provocado pela queda nos repasses federais e estaduais, dos quais a maioria das administrações municipais sobrevive, a ideia de que o custo de pessoal vai aumentar é equivalente a um paredão para os prefeitos, dizem eles próprios e lideranças próximas.
E queixam-se de que o presidente não tem tido a menor sensibilidade para entender as dificuldades que vêm enfrentando. Os parlamentares, por sua vez, alegam que não têm tido espaço para levar a um presidente de agenda cheia e problemas acumulados sobre a mesa o sentimento que têm percebido no interior.
Eles dizem que têm, na medida do possível, buscado alertar Lula para a rejeição crescente, principalmente por meio de ministros, quando são atendidos. Mas que poucos deles têm dado a atenção que julgam necessária para tentar mudar a opinião do presidente sobre a reoneração. Aliás, hoje acham que ela é imutável.
O quadro, portanto, projetam, não deve ser positivo para Lula no médio prazo e poderá piorar após as eleições municipais, quando imaginam que os chefes de executivos municipais, especialmente aqueles que forem reeleitos, mas também os novos, vão trabalhar pela eleição, em 2026, de um presidente mais ‘liberal’.
*Política Livre
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.