Ministério da Saúde promete 100% de cobertura nacional até 2026

Walterson Rosa/Ministério da Saúde

Durante uma sessão no Congresso nacional em comemoração aos 20 anos da criação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, reafirmou o compromisso do governo federal com a universalização do serviço até 2026.

Em uma sessão focada não só em comemorar os 20 anos do Samu, como também em homenagear os cerca de 80 mil profissionais que trabalham no serviço. A ministra da Saúde afirmou que com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o objetivo é atingir 100% de cobertura nacional do serviço até o fim do atual mandato de Lula.

Apenas para o ano de 2024, de acordo com Trindade, estão previstas a aquisição de 1,8 mil veículos e 14 centrais do serviço. Caso isso se concretize, o Samu alcançará uma cobertura nacional acima de 90% pela primeira vez na história.

De acordo com a ministra, nos últimos anos houve uma tentativa de enfraquecimento do sistema, mas que a sua reconstrução já está sendo trabalhada pelo ministério atual. De acordo com a ministra, entre 2017 e 2022, a cobertura do serviço se estagnou em 82%, o que significava que, aproximadamente, 28 milhões de brasileiros não tinham acesso ao serviço.

*Bahia Notícias

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.