Lula recebe líderes, e ministro diz esperar maturidade do Congresso sobre emendas

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Lula (PT) se reuniu com líderes dos partidos da base na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (26) para conversar sobre emendas e pautas econômicas.

Durante o encontro, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse esperar contar com a “maturidade” dos líderes do Congresso Nacional para construir uma solução para a questão das emendas parlamentares.

O responsável pela articulação política afirmou que o governo quer chegar a uma “boa saída” nos próximos dias para não atrapalhar a tramitação da LOA (Lei Orçamentária Anual) —que precisa ser encaminhada ao Congresso até 31 de agosto.

“Acreditamos muito que [com] a maturidade desses líderes da Câmara, do Senado, os dois presidentes [das Casas], com a orientação que o senhor deu para nós, ministros do Executivo, vamos construir uma boa saída para esse tema que está em debate junto ao Supremo Tribunal Federal”, afirmou Padilha, citando o objetivo de uma “solução negociada”, valorizando o papel dos parlamentares.

O objetivo do encontro no Palácio do Planalto, segundo seis pessoas ouvidas pela reportagem , era alinhar expectativas e permitir que os partidos apresentassem suas visões sobre fatos recentes da política para o presidente.

O principal foco estava no acordo fechado entre os Três Poderes para criar novas regras às emendas parlamentares. Apesar de o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ter participado do encontro no STF, a avaliação de integrantes do centrão é a de que as medidas representam retrocesso.

Os líderes chegaram ao Palácio do Planalto no fim da tarde, enquanto Lula ainda recebia em evento atletas que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris. A reunião prosseguia no começo da noite desta segunda.

Participaram da reunião os seguintes líderes: Antonio Brito (PSD), Hugo Motta (Republicanos-PB), Elmar Nascimento (União Brasil), Doutor Luizinho (PP-RJ), Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), Odair Cunha (PT-MG), Romero Rodrigues (Podemos-PB), Márcio Jerry (PC do B-MA), Luis Tibé (Avante-MG), Gervásio Maia (PSB-PB), Túlio Gadelha (Rede-PE) e Luciano Amaral (PV-AL).

Também estiveram presentes o líder do governo na Casa, José Guimarães (PT-CE), o da maioria na Câmara, André Figueiredo (PDT-CE), e o líder da bancada negra, Damião Feliciano (União Brasil-PB), além dos deputados Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), líder da maioria no Congresso, Laura Cardoso (PSD-RJ) e Célia Xakriabá (PSOL-MG).

A equipe da articulação política do Planalto pretendia pedir apoio da base em votações de propostas econômicas nas próximas semanas, como um projeto que regulamenta a reforma tributária.

*Política Livre

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.