Lula lidera cenários de 1º e 2º turnos em pesquisa Quaest

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) lidera em todos os cenários simulados de primeiro e segundo turno para a disputa presidencial de 2026, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (18). O levantamento entrevistou 2.004 pessoas presencialmente entre 12 e 14 de setembro, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

A pesquisa aponta estabilidade dos resultados em relação ao levantamento anterior. Lula mantém a liderança em todos os cenários de segundo turno avaliados e amplia vantagem sobre representantes do grupo político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ).

Ciro Gomes aparece com menor diferença para Lula

O cenário de segundo turno mais equilibrado é contra Ciro Gomes (PDT-CE), em que Lula aparece com 40% das intenções de voto e Gomes soma 33%. “Nas simulações de 2º turno o que mais chama atenção é a competitividade de Ciro Gomes. Ele é o nome mais competitivo dentre todos os citados”, comentou Felipe Nunes diretor da Quaest citado pelo G1.

Em disputa com Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Lula teria 43% dos votos contra 35% do paulista. Contra Ratinho Júnior (PSD-PR), Lula obtém 44% e Ratinho Júnior 32%. O confronto com Jair Bolsonaro (PL-RJ), considerado improvável devido à inelegibilidade do ex-presidente, traz Lula com 47% e Bolsonaro com 34%, avanço de um ponto em relação ao levantamento anterior.

Outros cenários incluem Romeu Zema (Novo-MG), com Lula alcançando 45% diante de 32% do adversário; Michelle Bolsonaro (PL-DF), onde Lula teria 47% ante 32%; Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), com Lula em 46% e Caiado em 31% das intenções de voto; Eduardo Bolsonaro (PL-SP), em que Lula fica com 47% ante 29% para o deputado federal; e Eduardo Leite (PSDB-RS), com desvantagem maior, com Lula registrando 45% e Leite 26%.

Nos oito cenários de primeiro turno pesquisados, Lula lidera em todos. Na simulação em que concorrem Lula, Jair Bolsonaro e Ciro Gomes, o presidente aparece com 32%. O ex-presidente Bolsonaro soma 24% e Ciro Gomes tem 11%.

Substituindo Bolsonaro por Michelle Bolsonaro, Lula atinge 33% das intenções e Michelle aparece com 18%. Com Tarcísio de Freitas, Lula soma 35% e Tarcísio 17%. Nos cenários com Eduardo Bolsonaro, Lula oscila entre 32% e 43%, enquanto o deputado atinge até 21%.

Entrevistados são contra reeleição de Lula

Dos entrevistados, 59% se manifestaram contrários à candidatura do presidente em 2026, enquanto 39% apoiam a reeleição. Em relação a Jair Bolsonaro, aumentou de 65% para 76% o percentual dos que defendem sua desistência em favor de outro nome da direita. Apenas 19% dos entrevistados apoiam a manutenção da candidatura de Bolsonaro, queda de sete pontos em relação ao mês anterior.

Por Gazeta do Povo

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.