Mourão ironiza investigação de tortura na ditadura: ‘Vai trazer os caras do túmulo de volta?’

Foto: Reprodução / G1

O vice-presidente Hamilton Mourão ironizou a possibilidade da abertura de uma investigação para apurar torturas cometidas por militares durante a ditadura no Brasil.

“Apurar o quê? Os caras já morreram tudo, pô. [risos]. Vai trazer os caras do túmulo de volta?”, disse Mourão nesta segunda-feira (18), ao ser questionado sobre os áudios divulgados pelas jornalista Míriam Leitão, que mostram sessões do Superior Tribunal Militar (STM) nos quais os militares falam sobre as torturas.

O vice-presidente, que é general da reserva do Exército, disse ainda que considera que o tema faz parte do passado. “História, isso já passou, né? A mesma coisa que a gente voltar para a ditadura do Getúlio. São assuntos já escritos em livros, debatidos intensamente. Passado, faz parte da história do país”.

O professor de história do Brasil Carlos Fico, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) teve acesso a cerca de 10 mil horas de registros feitos de 1975 a 1985. O professor já analisou as sessões de 1975 a 1979 desde que conseguiu os áudios, entre 2017 e 2018.

“Como as sessões eram secretas, os presentes se sentiam muito livres para dizer o que quisessem. A novidade do material é trazer vivacidade para o debate e comprovar as práticas de tortura daquele período, já que há pessoas que acham que isso não ocorreu”, diz Fico ao jornal Folha de S. Paulo.

*Bahia Notícias

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.