Coité garante a tradição junina com 100% dos artistas de forró na grade de atrações

A Prefeitura de Coité realiza pelo segundo ano o Circuito Gonzagão, o maior circuito forrozeiro da região sisaleira, que contempla mais de 50 artistas locais, valorizando a cultura junina e a tradição nordestina. A festa começou no dia 9 de junho, com uma grande abertura na sede, que se estende por todos os distritos do município.

“Nós buscamos sempre o resgate cultural e a manutenção das nossas raízes”, disse Artur Áriston, diretor de cultura. Comprovando o emprenho, cada distrito reforça suas manifestações culturais dentro do festejo, como o Forró Jegue, tradicional de Aroeira, a fogueira de cair e o quebra pote, em Almas, o rapa, em Bandiaçu e as alvoradas realizadas nestes distritos e também em Salgadália e Juazeirinho, além de muito forró no distrito de São João.

A grade do Circuito é formada por artistas da terra, escolhidos por uma comissão local em cada distrito, fazendo com que a população se envolva na organização da festa. “Nos preocupamos muito em envolver a comunidade na realização de eventos culturais, isso aproxima as pessoas, reforça a identidade e, também, garante que a maioria esteja satisfeita”, conta Fabiana Masini, secretária de administração.

Sendo favorável ao São João raiz, Coité se destaca por atrair turistas para viver a verdadeira experiência junina do interior. “A gente faz uma grande festa, com as pessoas da nossa cidade, com o nosso jeito e isso tem atraído turistas que fecham excursões para conhecer as nossas tradições. Isso é muito gratificante para nós que acreditamos muito nessa lógica de fortalecimento da cultura”, afirma Marcelo Araújo, prefeito.

Luiz Gonzaga, homenageado no festejo junino do município, também dá nome à lei que prevê a utilização de 80% da verba para contratação de artistas do forró e manifestações culturais como quadrilhas. “Em Coité nós já destinamos 100% dos recursos para artistas de forró e investimos em todas as manifestações culturais locais. Somos apoiadores das quadrilhas da cidade, que representam Coité nos diversos concursos e se apresentam no Circuito Gonzagão. Nós valorizamos as pratas da casa e a população reconhece a importância disso”, reforça Marcelo Araújo.

O Circuito Gonzagão é um evento realizado com o apoio do Governo do Estado da Bahia e Sufotur.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.