Operação da Polícia Federal contra garimpo ilegal cumpre mandados em Cansanção e Monte Santo

Foto: Divulgação/Policia Federal

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (30), operação com o objetivo de desarticular um esquema de garimpo ilegal de ouro na região sisaleira da Bahia. Desde as primeiras horas da manhã, mais de 70 policiais federais, com apoio de fiscais da Agência Nacional de Mineração (ANM), cumprem 12 mandados de busca nas cidades de Cansanção e Monte Santo.

Os mandados judiciais foram expedidos pela Justiça Federal de Campo Formoso, que também determinou a destruição dos instrumentos e equipamentos utilizados nos garimpos ilegais.

Segundo a PF, as investigações apontaram que um grupo de garimpeiros se utiliza de explosivos e substância altamente tóxica (mercúrio) para extrair ouro em garimpos ilegais localizados nas zonas rurais dos dois municípios.

Ainda de acordo com a Polícia Federal, os garimpeiros compram, arrendam ou simplesmente invadem a terra onde é descoberto indício de ouro e passam a extrair ilegalmente o minério, fazendo acordos entre si, permitindo a atividade de extração na “sua terra” mediante o pagamento de “royalties”, ou contratam pessoas para trabalharem mediante pagamento de “diárias”.

Além dos crimes apurados, peritos federais e técnicos da Agência Nacional de Mineração estão realizando exames no local visando identificar a extensão dos danos ambientais.

Conforme a PF, os investigados responderão por associação criminosa, extração de recursos minerais sem autorização, importação e armazenamento de substância tóxica. Se forem condenados, as penas podem chegar a 24 anos de reclusão.

Via Notícias de Santaluz

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.